Windows 10 já domina 5% do mercado de desktops

Compartilhe

windows10

O Windows 10 está se popularizando em um ritmo muito mais rápido do que o seu antecessor, a versão 8 do sistema. Prova disso foi dada nesta terça-feira, quando saiu o ranking da Net Applications que mostra que o novo sistema da Microsoft já está instalado em cerca de 5,21% das máquinas.

A análise leva em conta o tráfego na web para contabilizar o volume de usuários de sistemas operacionais de desktops. O ranking mensal mostra que o sistema está tendo uma adesão rápida do público, aproveitando a oferta de atualização gratuita do sistema operacional para usuários das versões 8.1 e 7 do Windows.

Reprodução

O Windows 10 foi lançado no dia 29 de julho, mas acabou não alcançando popularidade o suficiente para entrar no ranking daquele mês justamente por ter muito pouco tempo de lançamento, mesmo com uma boa parte do público utilizando-o na versão Insider Preview.

Apesar da adoção rápida, o sistema ainda é apenas o quarto Windows mais popular no mercado, perdendo para o Windows 8.1, com 11,39% dos computadores; para o finado XP, que ainda tem mais usuários do que deveria, com 12,14%, e para o líder absoluto, o Windows 7, com 57,67% do mercado.

A expectativa é que o ritmo de crescimento do Windows 10 acelere conforme os primeiros computadores com o sistema de fábrica comecem a chegar às lojas. Até julho de 2016, também deve ser observado a versão 10 comendo a fatia do bolo que hoje pertencem às versões 8.1 e 7 do software, já que é o período em que vale a oferta grátis de atualização.

A Microsoft espera que em no máximo três anos, 1 bilhão de dispositivos, incluindo celulares, tablets, smartphones, consoles e objetos conectados (internet das coisas), estejam rodando alguma forma do Windows 10. Os números mais recentes dizem que, após um mês, já são 75 milhões de instalações.

 

Fonte: Olhar Digital