Por Jairo Carioca
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, (Iepetec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre, participou do maior evento de tecnologia da Europa, o Web Summit 2024, edição realizada em Lisboa. O evento que terminou nesta quinta-feira (14).
A programação contou com talk show, rodada de negócios com investidores (pitches), palestras e a tradicional exposição de produtos, além de palestras ministradas por personalidades como o atual vice-presidente da Microsoft, Brad Smith e representantes das empresas de destaque do setor: Bumble, Meta, IBM, Amazon e Alibaba. Ao todo o evento contou com a exposição de 3.000 startups de 160 países.
O Acre se fez presente com 12 startups apoiadas pelo Sebrae/AC e a Apex Brasil, que puderam apresentar seus produtos, realizar network e buscar investidores, além de exercitar uma experiência de relacionar seus negócios no ambiente com atores internacionais.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, integrou a comitiva acreana a convite do Sebrae/AC. Ele ressaltou que as startups acreanas tiveram uma presença de destaque, sendo destaque na mídia nacional e da Europa. “Durante o evento foi possível conhecer melhor como este movimento está mudando o mundo dos negócios e quais as tendências de ações que os vários países estão adotando. Avaliamos o grau de maturidade e qualidade que nossas startups se encontram em relação aos outros países”.
Ainda de acordo o titular da Seict, o fortalecimento do ecossistema de inovação do Acre tem sido uma estratégia de estado para gerar mais oportunidades, principalmente, os milhares de jovens universitários que se formam a cada ano. Uma orientação do governador Gladson Cameli.
De acordo com o presidente do Iepetec, Alírio Wanderley Neto, o evento contribui como um espaço de imersão em tendências tecnológicas e de inovação, oferecendo várias oportunidades para inspirar e atualizar a educação profissional e tecnológica. “Os insights obtidos neste Web Summit vão oportunizar ações de modernização e educação profissional e tecnológica, tornando-a mais alinhada às tendências globais e atraente para os estudantes”.
Moisés Diniz lembrou que “através da Fapac em parceria com o Sebrae, foram apoiadas 20 startups da bioeconomia, no programa Inova Amazônia. Algumas destas empresas foram contempladas para estar neste evento em Lisboa”.
O CEO da startup acreana Encantos da Floresta, Rafael Luiz Rosa, falou da importância da visibilidade dada ao seu negócio. “Temos que agradecer ao governo do Acre, a ApexBrasil e o Sebrae por estamos aqui mostrando o nosso trabalho com comunidades extrativistas, bioativos amazônicos, mapeando e comprando insumos para inserção no mercado”, comentou.
Wilson Ribeiro que é CEO da Wirespay – conta digital que automatiza processos de cobranças – participa pela primeira vez da conferência. “Nos últimos anos temos visto um trabalho forte para negócios voltados à tecnologia. É gratificante ver a presença do Acre neste tipo de evento no mundo. O Inova Amazônia foi o ponta pé inicial, peça chave para geração de emprego”, destacou Ribeiro.
Fonte agencia.ac.gov.br