O secretário de Indústria e Comércio, Fernando Lima, está reunido com piscicultores e acionistas da Juruá Peixes, no Centro de Alevinagem, situado na zona rural de Cruzeiro do Sul, para discutir os gargalos, os avanços e os próximos passos do programa de incentivo à piscicultura. Segundo Lima, o estado apostou na piscicultura, assim como investidores do Vale do Juruá eos frutos começam a aparecer.
Para o secretário a piscicultura é uma das saídas econômicas para o estado gera renda, diminui a pressão sobre a floresta e tanto o pequeno, como o médio e o grande produtor saem beneficiados. Lima ainda anunciou que as obras do frigorífico de peixe serão retomadas e a expectativa é de que em julho já esteja funcionando.
“Vamos colocar a estrutura do governo para oempreendimentoalavancar” – disse.
Juruá Peixes
O presidente da Juruá Peixes, Marcos Venício Alencar, informa que a produção de alevinos do centro de alevinagem é suficiente para atender a todos os criadores da região. Na primeira rodada neste ano foram produzidos cinco milhões de alevinos dos quais já foram vendidos mais de dois milhões. Posteriormente houve ainda a produção de mais dois milhões de alevinos de piau.
Segundo Alencar, a produção do centro é superior à capacidade de absorção pelos piscicultores locais, mas a Juruá Peixes aposta no crescimento da atividade. Especialmente depois que o frigorífico estiver funcionando, já que o empreendimento terá capacidade de trabalhar com sete toneladas de peixe em um turno de atividade, ou seja a produção ainda poder crescer muito.