Por Miguel França
A vice-governadora do Acre e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, participou da entrega de equipamentos adquiridos para a ampliação do projeto Plantando Sonhos, nesta sexta-feira, 19, que ocorreu no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco.
O projeto Plantando Sonhos, em colaboração com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), visa capacitar adolescentes no plantio e manejo de hortaliças orgânicas, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo para a inclusão e reinserção social. A ampliação do projeto fortalecerá a terapia ocupacional dos internos, proporcionando uma formação profissional que pode ser aproveitada tanto em empreendimentos autônomos quanto no mercado do agronegócio.
O projeto é financiado por recursos provenientes de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), por intermédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região. O valor estimado do investimento é de R$ 132.589,20, beneficiando adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, cumprimentou de forma especial todos os presentes e os adolescentes e jovens dispostos a trabalhar e estudar, compreendendo que a educação é tudo. “É uma honra fazer parte de um governo que se preocupa com a dignidade das pessoas e com o nosso sistema de segurança. Aqui, vejo uma preocupação genuína e prática com a educação e a segurança alimentar, como demonstrado pelos equipamentos que estão chegando. Agradeço a oportunidade de estar aqui”, disse.
“Aos jovens presentes, desejo uma excelente recuperação e que estejam prontos para seguir na vida lá fora. A vida é preciosa, nosso bem maior, e eu os encorajo a se dedicarem à educação, buscarem a Deus e valorizarem suas famílias. Parabéns à equipe que lida diariamente com esse trabalho e ao presidente do ISE, pela condução dos trabalhos. Que Deus abençoe a todos e que daqui surjam exemplos de políticas públicas restauradoras, que realmente cuidam das pessoas”, concluiu.
O coronel Mário César, presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), destacou que esse projeto é fundamental para promover dois aspectos cruciais para a ressocialização: o trabalho e a profissionalização, aqui, em especial, na área de cultivo de hortaliças.
“Nossos adolescentes participam de cursos de formação em olericultura e produção. A ideia é que, ao saírem da desinternação, eles possam iniciar algum empreendimento autônomo ou encontrar oportunidades no mercado de trabalho do agronegócio. É essencial proporcionar essas oportunidades na desinternação para completar o trabalho socioeducativo realizado nas unidades. Hoje, estamos entregando esse material tanto para a capital quanto para o interior, beneficiando oito unidades de internação: quatro na capital e quatro no interior”, destaca.
O secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, também estava presente e satisfeito em ver que, ao contrário do que muitos acreditam, as unidades socioeducativas não são apenas locais de punição e depressão, mas, como no Centro Socioeducativo Aquiry, que há um trabalho intenso e positivo na socioeducação.
“Cada um de vocês tem uma história única, e o papel do governo e do ISE é ajudar a superar esses desafios. A liberdade é algo inestimável, e espero que ela possa construir uma vida próspera. Os números de reincidência ainda são altos, cerca de 8-10%, e precisamos trabalhar para reduzi-los. A todos os jovens aqui, busquem descobrir seus talentos e estudem. A educação é fundamental para o sucesso e a reintegração na sociedade. Que todos vocês possam dizer que estão saindo daqui para nunca mais voltar”, destacou o titular da Segov.
A jovem M.C., de 17 anos, que compõe o projeto Plantando Sonhos, destacou que participar deste projeto tem sido uma experiência muito enriquecedora, em que aprendeu sobre a forma correta de plantar e a importância do timing, além de descobrir que essa atividade pode gerar renda: “Antes, eu via isso apenas como um hobby, mas agora vejo como uma oportunidade de ganhar dinheiro e me sustentar. Embora eu não tenha a intenção de me profissionalizar na área, pretendo levar esses conhecimentos comigo para aplicar em atividades em casa e compartilhar com outras pessoas”, afirmou.
Sobre o projeto Plantando Sonhos
O projeto Plantando Sonhos visa envolver os adolescentes no cuidado com a terra e no cultivo de hortaliças e árvores frutíferas. Por meio deste processo, os jovens são incentivados a adotar uma alimentação mais saudável e a se envolver em práticas sustentáveis, promovendo sua inserção no mercado de trabalho e contribuindo para sua reintegração social.