Cruzeiro do Sul, AC, 28 de novembro de 2024 13:51

Vice-governadora Mailza Assis assina termos de fomento para realização da reforma do Lar dos Vicentinos, o fortalecimento da Segurança Alimentar e de cooperação técnica com a pasta municipal

Compartilhe

Por

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) Mailza Assis, assinou três importantes termos de fomento nesta quinta-feira, 5, que visam proporcionar a reforma da Unidade do Lar dos Vicentinos, o fornecimento de mudas de hortaliças pela entidade privada Da Terra Hortaliças e o acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), a formalização foi realizada no estande da pasta na sexta noite de Expoacre.

Assinaturas contaram com a presença de representantes da iniciativa privada, do município e estadual. Foto: Neto Lucena/Secom.

A assinatura permite a promoção de políticas para a pessoa idosa, para a segurança alimentar estadual e o fortalecimento de ações da pasta com o município.

Ação promove a inovação na segurança alimentar e nas políticas para os idosos. Foto: Neto Lucena/Secom.

Durante sua fala, a vice-governadora Mailza Assis destacou que os termos permitirão avanços em políticas voltadas para a população.

“Hoje, assinamos três importantes termos: o primeiro, voltado para a segurança alimentar, em parceria com a Da Terra, que nos dará suporte técnico para avançar ainda mais; o segundo, para a construção do Lar dos Vicentinos, um projeto que, apesar de ser chamado de reforma, é praticamente uma nova construção. Essa obra enche meu coração de alegria, pois a nossa população idosa, que muitas vezes carece de cuidados, terá um espaço digno e adequado.”

“A reforma do Lar dos Vicentinos é quase uma nova construção. Esse projeto é um dos que mais me alegra, pois temos uma grande população idosa e, muitas vezes, faltam cuidados adequados para eles. Houve todo um processo para desenrolar o serviço burocrático, e agora conseguimos proporcionar um ambiente melhor para os idosos,” explica a gestora da pasta.

A formalização do termo de revitalização do Lar dos Vicentinos Dona Maria Raimunda Odília destinará recursos para a reforma da unidade e a garantia de melhorias na infraestrutura para o acolhimento dos idosos. Parte do recurso também será utilizado para o aluguel de um espaço temporário que abrigará os idosos durante a revitalização.

“O Ministério Público estará sempre presente, tanto no papel de fiscalização quanto na garantia de direitos e na construção de parcerias”, disse o promotor Daison Gomes. Foto: Neto Lucena/Secom.

O promotor de justiça da Promotoria da Pessoa Idosa, Daison Gomes, ressalta: “Com a assinatura deste termo de fomento, acreditamos que estamos dando um passo significativo na proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa. Com a reforma e ampliação, certamente conseguiremos alcançar o objetivo do serviço público, que é garantir esses direitos.”

A obra tem um prazo de conclusão estimado em 18 meses, inclui um investimento de R$ 2,1 milhões provenientes de recursos próprios do Governo do Acre e R$ 300 mil oriundos do governo federal.

Parceria

Já o acordo de cooperação técnica com a SASDH tem como objetivo estabelecer uma cooperação interinstitucional entre os órgãos das esferas municipal e estadual, visando desenvolver ações conjuntas relacionadas à segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa “Alimenta Cidades” e outros programas e projetos implementados pelo Estado do Acre e pela Prefeitura de Rio Branco.

“Juntos, vamos implementar hortas comunitárias que valorizam a nutrição e fortalecer cozinhas solidárias, restaurantes comunitários e incrementar as cestas básicas. Tudo o que for necessário para garantir dignidade alimentar para quem precisa”, complementa Mailza Assis.

Com prazo de duração de 24 meses, o gestor da pasta municipal, Wellington Divino, enfatiza que a assinatura da reforma do lar e da parceria com o município são duas grandes conquistas para as secretarias.

Secretaria municipal atuará junto com o estado em atividades sobre segurança alimentar. Foto: Neto Lucena/Secom.

“Hoje, estou duplamente feliz por este momento. Primeiro, pela luta para realizar a tão merecida e necessária reforma do Lar dos Vicentinos. Em conversa com a direção há alguns meses, me disseram que o local, com mais de cinquenta anos de serviço prestado à nossa cidade, precisava urgentemente dessa renovação. Ali, nossos idosos são bem cuidados, mas o espaço já demandava uma reforma e remodelação”, disse.

“Outra grande iniciativa que estamos realizando em parceria é na área da segurança alimentar. Estamos unindo esforços com o governo do estado, através da sua secretaria, que, sob a liderança da senhora vice-governadora, demonstra grande sensibilidade com as questões sociais. Podem sempre contar conosco”, reforçou.

Segurança Alimentar

Também foi assinado o acordo de cooperação técnica com a entidade privada Da Terra Hortaliças, que visa à doação de mudas de hortaliças pela secretaria para a formação na área de hortaliças, doação de mudas para hortas comunitárias e para eventos e exposições.

A parceria terá duração de 12 meses, e a instituição privada será responsável por doar mudas de hortaliças em perfeitas condições de plantio e desenvolvimento, oferecer cursos sobre hortas comunitárias, entregar mudas na sede da SEASDH, na data e horário previamente acordados entre as partes, e fornecer à pasta orientações técnicas sobre o plantio, cultivo e manutenção das mudas doadas.

Italla Lohany Sousa também é assistente social e relata que sempre teve um olhar direcionado a ajudar quem mais precisa. Foto: Neto Lucena/Secom.

A representante da empresa Da Terra, Italla Lohany Sousa, explica que a motivação para a parceria surgiu da ideia de oferecer alimentos tanto para quem tem maior poder aquisitivo quanto para quem tem menos.

“O objetivo é levar essa qualidade para todos. O trabalho nas hortas comunitárias vai além da segurança alimentar; é também uma questão de saúde mental. As pessoas que trabalham com a terra, com a água, encontram nisso um propósito. Disponibilizar esse tipo de atividade para outros é, na verdade, uma missão que envolve garantir não só a segurança alimentar, mas também oferecer um alimento saudável para que todos possam ter acesso a ele”, finaliza.

Fonte agencia.ac.gov.br