Com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cruzeiro do Sul, a população pode contar com mais uma unidade de assistência à saúde. Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos moradores da região do Juruá, o Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na semana passada, implantou uma máquina de eletrocardiograma, com o serviço de telediagnóstico.
Anteriormente o serviço não era oferecido nas unidades do Estado, e a população do Juruá podia contar apenas com uma máquina de eletrocardiograma, em uma unidade municipal, de Cruzeiro do Sul. Assim, a preocupação do governo do Acre e da Sesacre em oferecer saúde de qualidade resultou em mais essa facilidade ao cidadão.
“A partir de agora a UPA passa a oferecer exames de eletrocardiograma laudados por especialistas. E como funciona? Os pacientes classificados como urgentes farão o exame de eletrocardiograma e esse exame será enviado imediatamente a um grupo de cardiologistas contratados pelo Ministério da Saúde, que ficam de plantão 24h no estado de Minas Gerais”, explicou o coordenador regional de saúde, Roberto Holanda.
Através do Telessaúde, do Ministério de Saúde (MS), as imagens são enviadas de imediato aos profissionais, em Minas Gerais, avaliadas e redirecionadas à unidade em Cruzeiro do Sul com o laudo médico, tornando o atendimento rápido e garantindo segurança ao paciente.
“Os referidos especialistas serão os responsáveis por analisarem e emitirem parecer sobre o paciente através do laudo médico. Tudo isso acontece em curto espaço de tempo. Em poucos minutos, os médicos da unidade saberão se o paciente necessita, ou não, de maiores cuidados em relação ao coração”, acrescentou Roberto.
Rapidez no diagnóstico
Gledson Souza relata que já havia realizado o eletrocardiograma outras vezes, mas em clínicas particulares e, que mesmo assim, tinha que aguardar cerca de 24h para receber o diagnóstico.
“O que me impressionou é que é rápido o resultado. Foi só o tempo de eu levantar da maca, cerca de 30 segundos, e já chegou a notificação, informando que o laudo já estava pronto”, contou Gledson.
O paciente diz ainda que apesar da rapidez o resultado é seguro e de qualidade, tendo em vista, que ele estava realizando por rotina, devido ele já ter um problema cardíaco.
“É algo que vem beneficiar a quem precisa desse atendimento. E assim: foi rápido. É de boa qualidade? Sim, pois eu já tenho um distúrbio e o laudo reafirmou que eu tenho esse problema. Então não é qualquer laudo”, enfatizou, Gledson Souza.
Desde a instalação da máquina já foram realizados 7 exames. A equipe da unidade está em fase de cadastramento para que mais profissionais possam utilizar o equipamento e tornar ágil o serviço. Técnicos e enfermeiros foram treinados por uma equipe do Telessaúde de Rio Branco.
Por: Taís Nascimento