Por Gabriel Freire
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima e Comunidade do Barão, concluiu na quinta-feira, 11, a construção de uma ponte de 17 m sobre o Igarapé do Barão, na terra indígena Puyanawa.
O cacique da aldeia, Joel Puyanawa, destacou a importância da união entre o governo do Estado e a prefeitura, destacando os benefícios que a nova ponte trará para a comunidade. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da nossa aldeia e para a melhoria das condições de vida da nossa gente”, afirmou.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, frisou o compromisso do governo do Acre e a parceria entre prefeitura e comunidade em prol das famílias.
“O Deracre trabalha com foco na execução dos serviços nos municípios e a união entre prefeitura, Estado e comunidade demonstra o compromisso com as famílias, que necessitam de acesso”, afirmou Sula Ximenes.
O gerente da Macrorregional II da autarquia em Cruzeiro do Sul, José Mauri Barboza, acompanhou de perto os trabalhos e destacou que os serviços executados pela equipe de dez trabalhadores na comunidade devem garantir mais trafegabilidade. A nova ponte de madeira tem 17 m de extensão e foi construída com estrutura que garante maior durabilidade durante todo o ano, no trajeto dos moradores.
“Foram dois dias de trabalho intenso para a conclusão dessa ponte, que vai garantir o acesso das famílias, e o Deracre trabalhou em apoio à Prefeitura de Mâncio Lima e à Comunidade do Barão, para garantir a execução desse trabalho levando melhorias”, afirmou o gerente.
As intervenções nos ramais visam garantir o trânsito dos moradores e o escoamento da produção para os mercados municipais. O Deracre segue avançando com obras em todo o estado.