A Prefeitura de Rio Branco, através do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), promoveu nesta quarta-feira, 13, um encontro entre agricultores familiares e instituições financeiras estabelecidas no Acre, como o Banco da Amazônia e Banco do Brasil, para apresentação das linhas de financiamento destinadas ao desenvolvimento agrário no município. A reunião ocorreu na Escola Sebastião Pedrosa de Carvalho, no ramal Boa Água com a presença de produtores rurais das comunidades do Limoeiro, Bagaço, Santa Clara, Oriente e do próprio Boa Água.
“Promovemos mais este evento para esclarecer aos agricultores as possibilidades de obtenção de crédito junto às instituições bancárias. A gente fica feliz quando as pessoas se propõem a fazer o bem aos pequenos, os que têm dificuldades de acessar os serviços das instituições financeiras”, disse Aurimar França, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da SEFIN, que em novembro mobilizou a comunidade de empreendedores solidários para tirar dúvidas sobre linhas de crédito destinadas a esse segmento. A mobilização no Boa Água contou com apoio da Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (SAFRA).
Os bancos enviaram seus especialistas em crédito agrário para apresentar linhas de financiamento como os do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que na modalidade Alimentos pode dispor de diferentes valores com juros que variam de 2% a 5%. Randell Oliveira, gerente de Relacionamento de Pessoa Física da Agência Centro do Banco do Brasil em Rio Branco, e Nardlo Aquino, assessor da Superintendência Estadual do Banco da Amazônia, falaram sobre todos os aspectos de um financiamento rural e responderam às perguntas dos produtores. Dona Francisca Tiliana, do Boa Água, quis saber, por exemplo, se poderia renovar seu financiamento do Pronaf A. Já a presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais, Elizabete dos Santos Moraes, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Rio Branco em levar informações àquelas comunidades. “É muito importante para nós”, disse ela. Outras lideranças locais, como os presidentes das associações de Moradores e Produtores Rurais do Ramal Santa Clara e Boa Água, respectivamente Anazildo Vieira da Silva e Romário Clementino, também fizeram questionamentos e agradeceram pela iniciativa.
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom
Fotos: Fagner Delgado/Asscom