Cruzeiro do Sul, AC, 24 de maio de 2025 20:55

Turismo cultural mostra história, natureza e tradições locais para participantes da GCF Task Force em Rio Branco

Compartilhe

Por

Os participantes da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores Pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) realizaram mais um city tour em Rio Branco, cidade anfitriã do evento. Com uma programação de passeios promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e com apoio de diversos parceiros, nesta terça-feira, 20, um grupo visitou o Parque Ambiental Chico Mendes, conhecendo parte da fauna e flora local.

Grupo foi acompanhado por um guia de turismo. Foto: Bruno Moraes/Sete

Acompanhados de um guia de turismo, participantes de Belém (PA), do estado do Rio de Janeiro e da Colômbia e México conheceram o Memorial Chico Mendes, que conta parte da história do líder seringueiro, além de ter contato com lendas urbanas e representações de casa de seringueiro, casa de defumação de látex e arquitetura indígena, localizadas no interior do parque.

Pedro Zanetti, que trabalha no Instituto Clima e Sociedade, na capital fluminense, destaca que tem boas expectativas para a GCF e participou do city tour, conhecendo parte da história acreana.

Pedro Zanetti trabalha no Instituto Clima e Sociedade, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Bruno Moraes/Sete

“A equipe mostrou um pouco do Parque Chico Mendes, que é muito bonito. Conhecemos um pouco da Amazônia e da história de luta de Chico Mendes, da seringueira e dos povos da floresta. Foi um dia tranquilo. É gostoso caminhar no parque. Estou animado para boas trocas no evento”, ressaltou.

Memorial fica localizado no interior do Parque Ambiental Chico Mendes. Foto: Bruno Moraes/Sete

Pela tarde, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), promoveu um evento com demonstrações de expressões culturais realizadas nos bairros da capital.

Durante o evento, Ana Carolina Honora, da Future Climate Group, de São Paulo (SP), teve a oportunidade de assistir a apresentações de capoeira e maculelê, além da demonstraçãoda coletade látex da seringueira, atividade representativa da história do Acre. No espaço, um servidor municipal também realizou uma apresentação, vestido de seringueiro e dublando a música Ao Chico, do artista acreano Tião Natureza.

“Superou muito a minha expectativa. Eu imaginei que encontraria algum tipo de demonstração da cultura do estado, mas foi além, com uma superdedicação para fazer um evento muito lindo, com vários segmentos culturais diferentes. Acho que o fato de ser um seringal urbano demonstra o quanto a cidade está envolvida pela natureza e a importância que esse espaço tem. Achei inusitado ver as seringueiras do lado da cidade, pois é bastante diferente de onde eu venho. Fiquei feliz em participar desse momento”, destacou Ana Carolina.

Ana Carolina participa da GCF pelo estado de São Paulo. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete

Para o titular da Sete, Marcelo Messias, o turismo é uma ferramenta que contribui para a valorização da identidade de um povo: “O city tour permite que os visitantes conheçam não apenas os pontos turísticos, mas também a história, as tradições, as artes e o modo de vida das pessoas que aqui moram. Em Rio Branco, cada lugar histórico carrega um pedaço da memória do nosso estado e do nosso povo. Quero agradecer a Prefeitura de Rio Branco pelo evento, pois isso fortalece a economia e gera oportunidades”.

Klowsbey destacou a importância do Parque Capitão Ciríaco para história de Rio Branco. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete

O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Pereira, afirmou: “Nossa cultura é desenvolvida nos centros culturais, em diversos bairros de Rio Branco. É uma cultura da terra e é muito satisfatório apresentá-la aos nossos visitantes, aos nossos convidados, especialmente a toda a equipe que está vindo de outros estados e de outros países”.

plugins premium WordPress