A Tocha Olímpica chega nesta terça-feira (21) à capital acreana para anunciar os jogos e dar início à maior celebração esportiva do mundo.
Até 5 de agosto, a chama olímpica irá passar por 327 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Aqui em Rio Branco, 110 condutores irão participar do Revezamento da Tocha.
O cadeirante Edvânio Barbosa, paratleta de bocha adaptada, campeão da Região Norte e presidente do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capdac), será o primeiro a conduzir a chama que anuncia a Olimpíada 2016.
Cada condutor irá percorrer 200 metros com a Tocha Olímpica. Em seguida Fabiana Nascimento, também cadeirante, assume a missão a missão do Revezamento.
Em depoimento Fabiana fala sobre superação: “sou cadeirante universitária da faculdade Uninorte. Sou uma guerreira por superar todas as dificuldades do dia neste mundo de hoje pela falta de respeito e preconceito que temos que enfrentar. Não estou só referindo a mim, mas sim a todos que têm algum tipo de deficiência. Busco fazer o melhor sempre”.
O Revezamento encerra com o acreano e ex-jogador de futebol Arthur Oliveira. Ele teve grande atuação na Europa, foi campeão pelo Porto e atuou em times como Remo de Belém (PA). Atualmente é treinador de futebol.
“É um momento único pelo reconhecimento pelo meu trabalho no esporte e levado o nome do meu estado para o mundo. O esporte me proporcionou isso e é uma sentimento de alegria e responsabilidade. Serão minutos que ficarão guardados na minha mente e esperamos que essa passagem da Tocha traga bons frutos para o Acre”, declarou Artur.
Por Alamara Barros, da Contilnet Reprodução