Por Leandro Altheman Lopes
Nesta quinta-feira, 28, dia do aniversário de 119 anos Cruzeiro do Sul e como parte das comemorações dos 120 anos da Justiça no Acre e dos 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça no Estado, o TJ homenageou dez pessoas no município.
A sessão solene aconteceu às 9:30 horas no Centro Cultural do Juruá. A presidente, desembargadora Regina Ferrari, entregou a Outorga da Ordem do Mérito Judiciário aos homenageados.
“Esta é uma programação significativa para todos nós do Acre e de Cruzeiro do Sul. O município completa aniversario nesta data e é onde está o prédio mais antigo da justiça do estado fica em onde abrigou o segundo tribunal de apelação do estado do Acre, antes mesmo do TJ existir. Cruzeiro do Sul tem tudo a ver com a história da justiça no estado ”, disse a desembargadora Regina Ferrari.
O governador Gladson Cameli prestigiou o evento.
“Este é um momento ímpar e é também um momento em que não podemos desanimar. Sempre pensar positivo porque vamos concluir o que precisa ser concluído. Farei tudo que me permite constitucionalmente para garantir a dignidade de nosso povo. E com o judiciário, de tantas parcerias, temos em andamento este projeto importante de titulação de terras, que justamente traz essa garantia e a dignidade que nosso povo merece”.
Um dos homenageados com a honraria foi o advogado Heleno Farias.
“Estou muito emocionado porque eu entrei na vida do judiciário muito cedo e não tem coisa melhor. Tudo que eu fiz foi por amor ao direito e ao ser humano”.
Atuando há 48 anos na imprensa de Cruzeiro do Sul, o radialista e comunicador Nonato Costa também foi agraciado.
“Estou muito feliz e emocionado, porque os comunicadores poucas vezes são lembrados, mesmo sendo tão importantes para a imagem das pessoas públicas. Como comunicador, desde muito cedo tivemos parcerias com o judiciário para que a população possa conhecer seus direitos e deveres, então é uma honra para mim este reconhecimento”.
O prefeito Zequinha Lima esteve presente à sessão solene promovida pelo TJ.
“Aqui em Cruzeiro do Sul costumávamos dizer que quem precisa da justiça tinha que subir a ladeira, e todos cruzeirense precisamos e subimos essa ladeira em busca da justiça. Muito evoluiu desde então, a ponto de hoje contarmos com a cidade da justiça que é um reconhecimento por parte do poder púbico da necessidade e da importância da justiça para todos os cidadãos”.