Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 19:56

Técnicos da Sesacre participam de oficina do Ministério da Saúde para aprimorar detecção de eventos agudos de saúde pública

Compartilhe

Por

Equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) do Acre participam nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, em Rio Branco, de uma oficina sobre a plataforma Eios (Epidemic Intelligence from Open Sources), promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Capacitação reflete compromisso do governo de fortalecer vigilância em saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

A plataforma Eios permite a detecção precoce de rumores e eventos agudos de saúde pública, que podem ser de origem biológica, ambiental, radiológica, química ou nuclear, utilizando informações de fontes oficiais e não oficiais disponíveis ao público.

O principal objetivo do encontro é contribuir para a prevenção e resposta a crises sanitárias, abrangendo a detecção, verificação, notificação e avaliação de emergências de saúde.

Oficina da plataforma Eios é promovida pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Foto: Odair Leal/Sesacre

A chefe do Cievs estadual, Débora Santos, destacou a importância da capacitação para as equipes: “Esse curso é fundamental, pois trabalha com várias fontes de informação, permitindo que possamos monitorar rumores e notícias tanto no nosso estado quanto em nível nacional e global. Com isso, conseguimos agir de forma proativa, preparando-nos para a chegada de potenciais surtos. É crucial que estejamos prontos para atender a população assim que uma emergência de saúde se aproxime”, afirmou.

Chefe do Cievs estadual, Débora Santos: “Conseguimos agir de forma proativa”. Foto: Odair Leal/Sesacre