Por Cássia Veras
Equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) do Acre participam nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, em Rio Branco, de uma oficina sobre a plataforma Eios (Epidemic Intelligence from Open Sources), promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
A plataforma Eios permite a detecção precoce de rumores e eventos agudos de saúde pública, que podem ser de origem biológica, ambiental, radiológica, química ou nuclear, utilizando informações de fontes oficiais e não oficiais disponíveis ao público.
O principal objetivo do encontro é contribuir para a prevenção e resposta a crises sanitárias, abrangendo a detecção, verificação, notificação e avaliação de emergências de saúde.
A chefe do Cievs estadual, Débora Santos, destacou a importância da capacitação para as equipes: “Esse curso é fundamental, pois trabalha com várias fontes de informação, permitindo que possamos monitorar rumores e notícias tanto no nosso estado quanto em nível nacional e global. Com isso, conseguimos agir de forma proativa, preparando-nos para a chegada de potenciais surtos. É crucial que estejamos prontos para atender a população assim que uma emergência de saúde se aproxime”, afirmou.