Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 09:03

Sucuri é flagrada em estacionamento de órgão público no interior do Acre

Compartilhe
Cobra foi flagrada em Cruzeiro do Sul (Foto: Reprodução)
Cobra foi flagrada em Cruzeiro do Sul (Foto: Reprodução)

Uma sucuri (Eunectes murinus), de aproximadamente três metros, de comprimento foi encontrada no estacionamento da sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Um vídeo feito, nesta quarta-feira (9), pela funcionária do órgão Ariele Rodrigues mostra o animal no prédio, que depois seguiu para uma área verde.

Ariele conta que essa não é a primeira vez que cobras aparecem no local. “De vez em quando aparece e chamamos os bombeiros para retirar. Dessa vez, apenas acompanhamos a passagem dela. A cobra entrou em um matagal na parte de trás do galpão e foi embora”, conta.

A funcionária conta ainda que havia pessoas perturbando o animal. “Pedi que deixassem o animal seguir o caminho dele em paz”, afirma.

O pesquisador Paulo Sérgio Bernarde, biólogo com doutorado em zoologia e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), explica que a sucuri tem hábitos aquáticos e pode atingir até 10 metros de cumprimento. Além disso, é canibal e pode comer outras cobras. A espécie pode ser encontrada do Acre até São Paulo, segundo o estudioso.

“Não existe nenhum registro de ataque fatal a ser humano na literatura e nem que a gente conheça. Ela se alimenta de animais como capivaras, macacos, porco e outros animais domésticos. Além de peixes e outras cobras, ou seja, ela pode comer outra sucuri. Tem hábitos noturnos e é comum aparecer em áreas urbanas”, explica Bernarde.

Por Adelcimar Carvalho e Yuri MarcelDo G1 AC

Fonte G1