Com o auditório e o plenário lotado por anciãos, pastores, diáconos e irmandade da Igreja Adventista do 7º Dia, a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou, na noite da última terça-feira (13), Sessão Solene em homenagem ao Pastor Raimundo Santos de Oliveira, Pastor Distrital, requerida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Romário Tavares (MDB) e aprovada por unanimidade, pelos relevantes serviços prestados pelo seu Ministério no Distrito do município.
A Sessão Solene foi presidida pela vereadora professora Mariazinha (PHS) com a presença dos vereadores Franciney Melo, Elenildo da Pesca, do prefeito em exercício, vereador Romário Tavares e ainda de Anciãos, pastores e irmandade de 19 igrejas do Distrito que louvaram e agradeceram pelo reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho realizado pelo homenageado. Como tradição das sessões do parlamento municipal foi iniciada com uma oração conduzida pelo pastor Arcan Lira. O Homenageado, Pastor Raimundo Oliveira, fez parte do dispositivo de honra da Mesa Diretora.
O Homenageado, Pastor Raimundo dos Santos Oliveira, nasceu em Cruzeiro do Sul, em 20 de dezembro de 1974, é filho adotivo do casal Francisco Antônio e Maria da Conceição dos Santos e está casado com dona Marilza dos Santos, desde 1997. Conheceu a Igreja Adventista através de sua irmã e foi batizado na Igreja Central de Cruzeiro do Sul, no dia 1º de setembro de 1.990. De 1.992 a 1993, estudou no IARAMO; em 1994 atuou na compostagem e em 1995 ingressou no AARAM como obreiro bíblico fazendo evangelismo em várias cidades; em 2000 trabalhou na Associação Espírita Sandense, no Distrito São Domingo do Norte; Em dezembro de 2000 a 2003 trabalhou em Tarauacá e Feijó auxiliando o pastor de Cruzeiro do Sul deixando o Distrito fundado sendo transferido para Sena Madureira em 10 de Setembro de 2003; com o projeto de abrir um novo distrito, em 2007, foi transferido para Calama-Baixo Madeira, em Rondônia; de 2002 a 2005 fez o curso de Verão em Teologia em Manaus; em 2008 iniciou o curso de Teologia na Universidade Adventista de Bolívia, em Cochabamba, onde fez a faculdade de Teologia; em 2011 assumiu como pastor o Distrito de Rodrigues Alves onde trabalhou por três anos; em dezembro de 2014 foi transferido para Cruzeiro do Sul tendo o privilégio de pastorear na sua cidade natal; em 2016 pastor Raimundo recebeu a Ordenação Pastoral em Cruzeiro do Sul e nestes 18 anos como obreiro bíblico e oito anos como pastor levou mais 4900 pessoas a Cristo e abriu mais de 32 igrejas; seu verso predileto: “ Eu de muito boa vontade gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais seja menos amado” – 2º Coríntios, 12,15.
Na primeira parte da sessão anciãos e pastores – Muniz Verçosa, da Igreja Adventista do 7º Dia, José Lândio, da Igreja do bairro da Cobal, José Ribamar, da Igreja do bairro do Miritizal, Roberto Melo, da Igreja do bairro São José, Euclides Nascimento, da Colônia São Francisco, de Mâncio Lima, Erick, da Igreja do Bairro João Alves, Jairisson Braga, da Igreja do bairro Saboeiro, Hélio Silva, do município de Guajará, Robson Klen, do município de Rodrigues Alves, Maswell, da Igreja do bairro Formoso – fizeram suas homenagens ao Pastor Raimundo Oliveira e todos agradeceram seu apoio ao ressaltarem que já estão com saudades por conta de sua mudança de distrito que ocorrerá em breve.
Ancião Muniz Verçosa. “Com muita alegria faço parte desta família adventista que nesta sessão está representada pelas 19 igrejas. Pastor Raimundo é um homem determinado com as coisas de Deus e comprometido com o próximo e que o sucesso que ele tem tido nesta obra se deve também a grande companheira que ele tem, dona Marilza, uma Varoa e excelente esposa que faz o Ministério do pastor Raimundo seja vitorioso e voltado para Jesus. Que o mesmo espírito que conduziu Moisés por 40 anos pelo deserto lhe conduza por onde o senhor vá. Não tenho palavras para dizer dessa grande homenagem feita pelos vereadores ao pastor Raimundo e a Igreja Adventista do 7º Dia que já tem alguns anos em Cruzeiro do Sul e pela primeira vez recebe uma homenagem desse nível”.
Ancião José Ribamar: “Louvo em nome do Senhor por fazer parte deste povo com a certeza que Deus nos tem conduzido até aqui, com a presença da Igreja e muito contente pela homenagem ao pastor Raimundo. Junto com o pastor Euclides tenho o privilégio de conhecer ele há mais tempo, já são sete anos trabalhando juntos na obra de Deus. Ele alagou muitas canoas para ir à Igreja do São Salvador e queremos dizer ao pastor Raimundo que Deus continue abençoando-o e sua esposa Marilza que lhe acompanha 24 horas por dia. Sou um privilegiado de ter tido ele como pastor de Distrito duas vezes. Muitas vitórias em nome de Jesus, muitas pessoas que estavam com suas vidas destruídas entregando suas vidas a Jesus pelo trabalho deste homem e agradecemos a Câmara Municipal pela homenagem”, disse.
Ancião Euclides Nascimento: “Muita alegria estarmos nesta Casa representando os irmãos de Mâncio Lima para homenagear o pastor Raimundo. O conheço desde 1999, quando ele era obreiro em Tarauacá e Feijó. Depois ele viajou e passou alguns anos estudando Teologia e retornou para ser nosso pastor. Em Rodrigues Alves fui o primeiro Ancião a recebê-lo, depois ele fui pastorear em Mâncio Lima onde em seguida continuamos juntos. O Pastor Raimundo para nós não é apenas um pastor, mas também um grande amigo. Nos momentos de dificuldade ele tem sempre o conselho certo sendo um grande líder. Vejo que Deus, desde o princípio busca homens para liderar sua Igreja e o pastor Raimundo é um desses escolhidos para o trabalho pastoral que no meu entendimento precisa apenas de duas características para conduzir o povo de Deus que é paixão e consagração que encontramos no pastor Raimundo”.
O vereador Elenildo Nascimento destacou como muito justa a homenagem ao pastor Raimundo pelo grande trabalho realizado na Igreja Adventista do 7º Dia. “Vendo essas manifestações de respeito e carinho e até saudade pela mudança para outro distrito vejo que realmente ele merece. A própria Palavra de Deus cita que todo trabalho que fizermos para Deus não será em vão. Vida de pastor não é fácil, porque mesmo passando por dificuldades ele tem sem demonstrar a sua dificuldade ir até a ovelha que está precisando para apoiar, é realmente um trabalho que só consegue ser feito por quem tem amor pelo próximo. Acompanho o trabalho de muitos pastores é sei que a luta é grande. Que Deus continue lhe abençoando, que abençoado o senhor já é, nossas palavras são poucas, mas o galardão que Deus tem para o senhor ninguém tira”, disse.
O vereador Romário Tavares, presidente da Câmara Municipal, que estava na função de prefeito em exercício, agradeceu a presença de todos os presentes que foram prestigiar o Pastor Raimundo Oliveira, o homenageado da Sessão Solene. “Uma alegria de estar na Casa do Povo de Cruzeiro do Sul, neste momento especial com a presença da minha esposa, do meu filho, minhas outras duas estão na faculdade, Flávio cursando Direito na Universidade Federal do Acre e a outra está no Paraguai cursando Medicina. Hoje, quero agradecer a Deus por este momento, estou no quarto mandato de vereador, mas já assumi diversas vezes o cargo de prefeito em exercício, sempre com muita responsabilidade. Parabenizo a vereadora Mariazinha, presidenta da Câmara Municipal que dirige esta sessão, além dos vereadores presentes. A Igreja Adventista tem estado presente na vida da minha família, principalmente nos momentos de dificuldade que passei”, disse o prefeito em exercício.
Romário Tavares destacou a pessoa do pastor Raimundo Oliveira pela atenção que tem com as ovelhas da sua Igreja. “Na minha casa andaram muitos pastores, mas o pastor Raimundo, que é uma pessoa de muita simplicidade, é um homem diferente, especial e quero, em nome dos 14 vereadores e da população de Cruzeiro do Sul, reconhecer pelo seu importante trabalho também em nome da minha família. Quem me curou foi Deus e a presença do senhor na minha casa. Graças a Deus e a Igreja Adventista estou curado e podem contar com o vereador Romário para alguma necessidade. Pastor Raimundo é essa pessoa alegre e de bom coração que sempre está disposto a estender a mão a quem está a precisar”, disse.
O diácono Cláudio, que tem muita proximidade com o pastor Raimundo, também teve a oportunidade de na tribuna da Câmara Municipal agradecer ao homenageado. “Nos honra muito ter o senhor como pastor da nossa Igreja e também aos demais anciãos”, disse se dirigindo a eles e ao pastor Raimundo. “Há mais de um ano, quando o vereador Romário passou por uma dificuldade ele teve essa ideia e estou muito feliz porque o pastor Raimundo é um amigo daqueles que se pode contar principalmente na hora das dificuldades, como eu também passei e qualquer um pode passar. O senhor, como um homem de Deus, que me apoiou nos momentos difíceis da minha vida, quando minha vontade era direcionar minha moto para frente do primeiro caminhão que passasse na minha frente. E ele me acolheu, me orientou, chorou comigo e conseguiu dar seu ombro para me acolher. Assim, graças a Deus e a ele consegui superar o problema e com seus conselhos superei a situação. Muito obrigado pastor Raimundo, muito obrigado irmã Marilza pelo seu trabalho e que Deu continue lhes abençoando por onde estiverem no trabalho Dele”, disse.
O pastor Raimundo dos Santos Oliveira, o homenageado, usou a tribuna da Câmara para agradecer aos vereadores pela Sessão Solene que muito honra a Igreja Adventista do 7º Dia. “Esse é um momento todo especial que precisa ser considerado como uma honra aos céus. Gostaria de me dirigir a presidenta da Câmara Municipal, a vereadora Mariazinha, ao senhor prefeito em exercício, Romário Tavares, que é um amigo de longa data, além de todos os irmãos vereadores e aos anciãos, autoridades e ao lindo rebanho da Igreja Adventista do 7º Dia, que vieram nos prestigiar. Agradeço a minha esposa, Marilza, nossos irmãos de Rodrigues Alves e dos outros municípios que vieram nos prestigiar”, disse.
O pastor Raimundo Santos destacou uma pergunta que Deus faz a ele todos os dias, escrita na inspiração de Jeremias, capitulo 13, verso 20, ao ressaltar que Cristo Jesus todos os dias lhe faz essa pergunta na sua vida: “Levantai os olhos e vêde os que vem do Norte. Onde está o rebanho que te foi confiado? O teu lindo rebanho!”, destacou. “Essa é uma pergunta que nosso Deus, que é o dono desse rebanho, tem feito ao longo dessa jornada e sempre peço a Ele forças para me ajudar. Quero me reportar a Associação Amazonas Cabral, que é a sede da nossa Igreja Adventista para Rondônia e Acre e para o nosso presidente, pastor Emerson, eleito e reeleito, por uma assembleia de mais de 400 membros. Me reporto também ao presidente daUnião Lograntes Brasileira, pastor Gilmar Santos. Digo isso queridos, porque junto com esse lindo rebanho da nossa Igreja, anciãos e minha esposa, jovens, crianças, homens e mulheres, nestes quatro anos, conseguimos agradar, honrar e alegrar ao nome de Deus”, disse.
Ainda em suas palavras o pastor lembrou que o objetivo do seu trabalho nunca foi de um só, mas de todos, ao louvar a Deus pelo seu tempo de faculdade de Teologia, período de muito estudo pelas madrugadas onde apreendeu que o trabalho do pastor não se resume em apenas se formar e voltar, mas amar o seu rebanho. “Sempre disse que as ovelhas de Cristo precisam ser amadas pelos seus pastores, junto com seu Deus que é o dono dele. Queridos, ser um pastor e um ministro da Palavra de Deus é um grande privilégio, mas também é uma grande responsabilidade porque pesa a responsabilidade de saber o que se passa com cada um. Deus sempre deixa uma solução e quero aproveitar para agradecer. Amo e louvo a Deus que me chamou para essa obra, mas amo os nossos irmãos, que podem me chamar a qualquer hora. Erguer a Palavra e o nome de Deus é a nossa missão”, disse.
Ao finalizar o pastor Raimundo destacou que é um grande privilégio ter passado este tempo em Cruzeiro do Sul, sua terra natal, como pastor da Igreja Adventista do 7º Dia. “Agora me preparo outra missão e outro lugar que deve ocorrer em breve e agradeço aos irmãos e a minha esposa, Marilza dos Santos, que tem sido a minha parceira e sem ela não sei se conseguiria resultados tão bons, ela muitas vezes abre mão de sua vida particular para contribuir com a obra. Mais uma vez agradeço essa justa homenagem que para mim é um grande louvor para nossa igreja Adventista do 7º Dia e ao nosso Deus”, finalizou. Depois da exibição de um vídeo mostrando os trabalhos realizados pelo pastor Raimundo nas 19 Igrejas do Distrito de sua responsabilidade foi entregue pelos vereadores do Diploma de Reconhecimento ao pastor e sua esposa Marilza dos Santos.