Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 04:56

Sesacre faz o controle em oncologia para pacientes do TFD em Cruzeiro do Sul

Compartilhe
Com bom planejamento, equipe garante um atendimento sem atropelos. (Foto de Flaviano Schneider)
Com bom planejamento, equipe garante um atendimento sem atropelos. (Foto de Flaviano Schneider)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está realizando ontem e hoje no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (conhecido popularmente como ‘maternidade’) o atendimento em oncologia às pessoas que foram tratadas no Hospital do Câncer em Rio Branco.

A meta seria atender, nos dois dias, 112 pessoas cadastradas no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas, devido a problemas nas notificações (alguns pacientes já não atendem no telefone cadastrado) e em outros casos, devido à distância, já que o universo do atendimento é toda a regional do Juruá, incluindo Feijó e Tarauacá, pode haver uma queda neste número de 10%, informa a gerente do TFD em Cruzeiro do Sul, Irlene Bandeira.

Todos os pacientes contatados tem hora marcada de forma que não aconteça tumulto ou demasiada espera no atendimento.

Dr. Miguel Guizzardi tem como meta atender cerca de 100 pacientes em dois dias. (Foto de Flaviano Schneider)
Dr. Miguel Guizzardi tem como meta atender cerca de 100 pacientes em dois dias. (Foto de Flaviano Schneider)

O médico oncologista, Miguel Guizzardi, que está fazendo os procedimentos, até por volta das 10:30h de hoje já havia atendido 38 pacientes e, para satisfação sua, todos se apresentaram curados, sem necessidade de retorno a Rio Branco.

Dr. Guizzardi conta que os casos de câncer mais comuns na região tem sido o câncer de colo uterino, de mama e de pulmão. Para ele é muito conveniente a vinda do especialista a Cruzeiro do Sul para fazer este controle já que a ida do paciente a Rio Branco envolve o acompanhamento de um membro da família e este pode perder dias de trabalho.

“A gente vindo aqui consegue dar assistência muito boa e temos a disponibilidade de exames clínicos, se forem necessários, no Hospital do Juruá e no Hospital da Mulher e da Criança”, comentou.

Rapidez no encaminhamento

Segundo o diretor de atenção à Saúde da Sesacre, João Paulo Silva, só retornam a Rio Branco os pacientes que tenham que se submeter à quimioterapia ou radioterapia.

“Se for indicado o encaminhamento para Rio Branco, os processos correm o mais rápido possível” – disse.

Por Flaviano Schneider