Por Andressa Larissa
O Cine Teatro Recreio foi palco do Sarau do Servidor, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Fundação de Cultura Elias Mansour (Fem), na noite desta sexta-feira, 25. O evento celebrou a criatividade e o talento dos servidores com apresentações musicais, dança e declamações de poesia. Entre os destaques, o servidor John Fagner Morais, da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou a poesia autoral intitulada “Orgulho de ser servidor”, na qual expressa sua paixão pelo serviço público: “Acordo todos os dias e faço meu trabalho com amor, não é demagogia, eu amo ser servidor.”
O sarau integra a programação especial do Mês do Servidor, comemorado ao longo do mês de outubro, com o objetivo de valorizar e promover a integração entre os servidores estaduais. Além de fortalecer o espírito colaborativo entre os órgãos públicos, o evento busca proporcionar momentos de lazer e bem-estar. A programação inclui palestras, oficinas, ações de saúde e outras atividades que celebram o trabalho dos servidores.
Sérgio Siqueira, diretor da Fundação de Cultura Elias Mansour (Fem), destacou a relevância do evento. Segundo ele, foi uma determinação do governador Gladson Cameli que, durante o mês de outubro, fossem organizadas atividades em homenagem aos servidores. A Sead coordenou a programação, enquanto a FEM ficou responsável pela produção do sarau. “É uma oportunidade para que os servidores artistas mostrem seus talentos. Muitas vezes, temos dons artísticos, mas não encontramos espaço para nos apresentar. Além de valorizar esses talentos, o sarau promove a integração entre secretarias, autarquias e fundações, criando um ambiente de trabalho mais leve e saudável.”
A programação do Sarau do Servidor terá uma edição especial em Cruzeiro do Sul, marcada para o dia 18 de novembro, ampliando a participação dos servidores de outras regiões.
O secretário adjunto da Sead, Guilherme Duarte, destacou o impacto positivo da iniciativa: “A cultura é essencial para o ser humano. Eventos como este fortalecem o sentimento de pertencimento, promovem reconhecimento e estimulam a interação entre os servidores. O Sarau do Servidor demonstra como unir arte e trabalho cria um ambiente de valorização, celebração e integração, reforçando as habilidades dos servidores e estreitando os laços entre as secretarias.”
Entre os momentos da noite teve a apresentação da servidora Gigliane Oliveira, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que, nesta edição, interpretou a música “Como nossos pais”, de Elis Regina. Ela expressou sua gratidão pelo incentivo do governo.
“O governo está de parabéns por proporcionar momentos assim. Além de permitir que a gente mostre o que gosta de fazer, esses eventos são uma forma de reconhecimento. A gente serve todos os dias, e é muito bom ser reconhecido e homenageado também”
John Fagner Morais, da Seict, foi um dos destaques da noite com a apresentação da poesia autoral “Orgulho de ser servidor”, que ele compôs no mesmo dia especialmente para o evento. Em sua fala, expressou o quanto momentos como esses são importantes para os servidores. “É uma oportunidade única de mostrar nosso talento e fazer o que amamos. A arte e a cultura precisam ser incentivadas pelos governantes, e o governo do estado tem realizado esse trabalho essencial. Tenho orgulho de ser servidor e fico feliz em ver que todos gostaram da poesia”, afirmou Fagner.
Ao encerrar sua apresentação, ele completou o poema com uma homenagem especial à Secretaria de Comunicação (Secom):
“Vou terminar o poema e não poderia deixar de citar, nesse último parágrafo a eles quero homenagear. Toda a galera da Secom, secretaria de comunicação, são eles que transmitem tudo e levam até vocês nossa emoção.Gratidão, Secom, por esse lindo trabalho, sou fã de vocês, e não sou ‘puxa-saco’. É apenas admiração e inspiração. Muitos não sabem qual é a minha função, mas tenho muito orgulho de dizer: lá na Seict eu faço parte da comunicação.”