Por Danna Anute
Com o objetivo de enriquecer o currículo escolar explorando temas transversais da Educação Sanitária, Saúde Pública e Sanidade Vegetal, os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-AC) realizam um seminário sobre as competências da instituição, monitoramento de pragas da saúde animal e vegetal, e outros. A ação educativa ocorre nos dias 25 e 26 no auditório da Escola José Ribamar Batista, com mais de setenta estudantes, entre ensino técnico e superior.
No seminário sobre a Defesa Agropecuária, o estudante do 2º período do curso de Zootecnia, Pascal Farias, afirmou: “Essa ligação da educação técnica com o Idaf é importante, principalmente porque nós vamos trabalhar diretamente com a nutrição do meio animal e vegetal, e ainda mais porque teremos respaldo para falar de segurança alimentar”.
O palestrante e diretor técnico do Idaf, Alexandre Fernandes, disse: “Esse evento é muito importante, e nessa ação podemos mostrar para a sociedade que todo mundo faz parte dessa vigilância e cuidado sanitário, a fim de identificar as possíveis enfermidades e doenças em lavouras e em seus animais”.
Além disso, o diretor do Idaf frisou a importância da população notificar de forma preventiva o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal.
O Programa Idaf na Escola é uma atividade educativa contínua, e conta com a parceria de coordenadores escolares e professores que se organizaram com os servidores do instituto para educar e sensibilizar a sociedade.
No encontro, estiveram presentes a engenheira agrônoma e coordenadora de educação sanitária vegetal do Idaf, Sandra Teixeira; a coordenadora do curso de Agroecologia, Norma Plese; o veterinário Claiton Moreno, e demais servidores do Ifac.
Fonte agencia.ac.gov.br