A Secretaria de Estado de Saúde com apoio do gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida vem ampliando o atendimento com terapias alternativas em Cruzeiro do Sul. No Hospital do Juruá já há um mês e meio estão sendo realizadas sessões de automassagem dirigidas pelo massoterapeuta Bento Marques.
As sessões ocorrem todas as quartas-feiras em três turmas cada uma com 35 a 40 minutos de duração e com frequência média de 40 pessoas por grupo. As sessões são para todos: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal da administração e da limpeza chegando a cerca de 500 pessoas.
A prática da automassagem tem por objetivo manter a saúde e o bem-estar dos praticantes dentro do hospital e também na volta para casa. “Aqui tem o setor de emergência e todo mundo sabe que é como se fosse um campo de guerra. O estresse é 24 horas por dia e é preciso mexer com pessoas feridas”, explica Marques.
Ele conta que há vários tipos de automassagem. Nesta quarta-feira,1, foram repassadas as técnicas da Cura Divina, ensinadas pelo mestre espiritual Osho. Ela faz circular a energia vital para potencializar os pulmões e o coração e ao final o praticante entra num estado de paz propiciada pela meditação.
Bento Marques ressalta que a meditação não está ligada a qualquer religião: “É um estado em que você respira, conecta com você mesmo, recebe os fluxos do universo e mantém a saúde mental e do coração”.
O técnico em Enfermagem Carlos Castro da Silva trabalha no setor de emergência do Hospital do Juruá e se diz agradecido com a direção do hospital que possibilitou as sessões de automassagem. “A gente vê muita coisa complicada, pessoas acidentadas, outras com dores. É uma carga muito forte. A automassagem ameniza nosso estresse e o cansaço”, destaca.
A recepcionista Maria Valderli Costa de Souza também está gostando. “É muito proveitoso o grau de relaxamento e o bem-estar com o alongamento e a meditação”.
Terapias alternativas
A Polícia Militar também tem sessões de automassagem todas as semanas. Começou pelos policiais homens e já está chegando ao pelotão feminino. Em seguida vai entrar também o pessoal administrativo e as famílias dos policiais.
Os servidores e clientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Náuas têm sessões de automassagem todas as segundas-feiras e sextas-feiras. Também continuam as sessões de shantalla (massagem para bebês) todas as quintas-feiras na maternidade.
Por Flaviano Schneider
Fonte agencia.ac.gov.br