Por: Rubiluci Almeida
Os servidores do Núcleo da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes de Cruzeiro do Sul (NSEE/CZS) têm atuado de forma intensiva para ajudar as famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e seus igarapés. O apoio acontece em parceria com a secretaria municipal de Saúde, Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do Estado.
“Este momento é de união para que possamos juntar forças e amenizar o sofrimento das famílias que foram atingidas pela enchente”, disse a coordenadora do Núcleo da SEE/CZS, Ruth Bernardino.
O trabalho humanitário iniciou com o apoio a “Campanha Juruá Solidário” criado pela primeira- dama da cidade, Lourdes Lima, tornando o Núcleo da Educação um dos pontos de arrecadação das doações.
Os servidores também arregaçaram as mangas e passaram a visitar as escolas estaduais que servem de abrigos verificando as principais necessidades das famílias atingidas pelas enchentes.
A equipe de ensino se dividiu e montou grupos para arrecadar diversos produtos necessários nesse momento. Entre eles estão, roupas e sapatos (adultos e infantis), fraldas descartáveis, alimentos, água potável, colchões, kit de higiene pessoal, material de limpeza, mais de 80 kits com cadernos, giz de cera, lápis de cor e de pintura para distrair e ocupar as crianças, além de mobilizar amigos e grupos para doação de rações para os animais desabrigados.
“É extremamente gratificante essa experiência de poder ajudar ao próximo em um momento tão difícil. Com fé e o empenho em ações como essas, que estamos vivenciando por parte da sociedade e de nossos governantes, dias melhores virão”, disse José Adriano Silva, coordenador da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo.
O trabalho da educação tem sido árduo neste período de pandemia e enchentes que afetam o estado e municípios, porém, as atividades não pararam. O planejamento, formaçõe através de lives e o apoio as equipes gestora das escolas tem sido constante, tanto para finalizar o ano letivo de 2020, como para iniciar o de 2021. Além de buscar atender pedagogicamente as famílias abrigadas nas escolas.
“Temos uma equipe muito aguerrida e solidária, que compõem as diversas modalidades e setores internos e externos do núcleos da SEE. Juntos, unidos ao empenho do nosso governador e dos seus secretários vamos superar, com a graça divina, este momento difícil para todos nós”, destacou Rocinete Santos, coordenadora de Ensino do Núcleo/CZS.
A ação solidária também se faz presente pelos servidores com apoio, acompanhamento e entrega de mantimentos as famílias que permaneceram em suas casas, junto com a equipe da Defesa Civil e da Assistência Social.
O governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul atuam em conjunto para levar serviço de saúde às vítimas da enchente que estão em abrigos, além de manter as unidades de saúde em alerta máxima.