A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) deu início nesta terça-feira, 20, ao curso de operacionalização da plataforma Transferegov.br, voltado para servidores do Estado. Com objetivo de proporcionar aos gestores conhecimento prático em todas as fases de execução dos convênios e nivelar a qualificação técnica do monitoramento, a formação é ministrada na sala de formação do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap/Sead), em Rio Branco.
O curso será realizado até sexta-feira, 23, e possui 60 servidores inscritos, de 22 órgãos da administração pública, divididos em duas turmas. “A Seplan tem adotado essa prática de capacitar para desenvolver melhor os trabalhos. Com certeza, os participantes vão sair melhor capacitados para gerir os recursos públicos”, enfatizou a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda.
O ministrante do curso, Edercio Bento, especialista na plataforma Transferegov.br e em convênios públicos, destaca a importância, para o servidor, desses investimentos em treinamento. “Poucos estados têm esse cuidado em gerir cada vez melhor os recursos. Nossa intenção é trazer a segurança jurídica para quem está assinando cada nota técnica, cada parecer, e também a tranquilidade de que o seu trabalho tem impacto na vida do cidadão”, ressaltou.
Para o chefe do Departamento de Gestão de Convênios Federais da Seplan, Edemilson dos Santos, para melhores resultados, é necessário investir em educação e formação. “Para elevar a nossa competência, precisamos investir cada vez mais, por isso, na próxima semana vamos oferecer mais um curso de multiplicadores. Um projeto-piloto aqui no Estado do Acre, de servidores certificados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos”, destacou.
A capacitação de multiplicadores da Rede de Parcerias será realizada na próxima semana, com o objetivo de formar profissionais para disseminar conhecimentos em suas respectivas áreas de atuação, na gestão de convênios para outros servidores que operam o Transferegov.br, aumentando a eficácia na implementação das políticas públicas.
Fonte agencia.ac.gov.br