“Devemos unir nossas forças e ampliarmos o diálogo em torno das ações de políticas públicas de combate ao tráfico e uso de drogas, pois este tem sido um dos grandes males que afeta as pessoas nos mais diversos aspectos. No Acre, onde fazemos fronteira com os dois países maiores de produtores de cocaína do mundo, a situação tem se agravado, e por isso precisamos estar juntos com todas as instituições, entidades e as famílias para impedir que a droga destrua nossa sociedade”.
A proposta é do senador Gladson Cameli (PP-AC), que abriu na manhã desta sexta-feira (15), em Cruzeiro do Sul, no Centro Diocesano, mais uma edição do seminário Drogas Por Quê? Desafios Para Educação, promovido através do gabinete do parlamentar numa parceria com a Fundação Milton Campos e a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.
O evento, que tem como objetivo capacitar monitores para trabalhar na prevenção ao uso de drogas em escolas e outros estabelecimentos públicos e privados, contou também com a presença do vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago; presidente do Partido Progressista (PP) em Cruzeiro do Sul, deputado estadual Nicolau Júnior; promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Iverson Bueno; agente da Polícia Federal, Rafael Vieira; coordenador do Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), tenente Alderlei, o secretário municipal de Educação, Ivo Galvão; o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, entre universidades, igrejas, associações e comunidades terapêuticas de dependentes químicos.
O seminário está sendo realizado durante todo o dia, e é ministrado pela educadora formada pela Universidade de São Paulo (USP), Isabel Costa, especialista em prevenção ao uso de drogas, assessora em projetos de orientação sexual, prevenção de drogas e formação de adolescentes e educadores. “A realização do seminário Drogas Por quê? é uma grande oportunidade para capacitar pessoas dispostas a trabalharem em favor de uma sociedade livre de drogas, pessoas disponíveis para levar a outros esclarecimentos sobre os males físicos, psicológicos e emocionais causados por entorpecentes”, disse a palestrante.
O senador Gladson Cameli agradeceu ainda a presença dos inscritos no curso de capacitação e das autoridades que contribuíram para realização do evento. O parlamentar enfatizou que cabe a todos o papel de agentes sociais, cumpridores da missão de lutar pela prevenção ao uso de drogas. “Não podemos desistir, e por isso continuaremos nosso trabalho com a responsabilidade e o compromisso de levar as pessoas o apoio necessário para combater todos os males que ameaça todas as vidas e famílias do nosso estado”, finalizou ele.
Por Assessoria