O senador e governador eleito Gladson Cameli realizou na manhã deste domingo (02) uma visita a famílias de ribeirinhos de Cruzeiro do Sul atingidos pela enchente do Rio Juruá que chega a marca de 13,50 metros, na medição feita pelo Corpo de Bombeiros e já desabriga cerca de oito famílias que estão num abrigo no Ginásio Coberto Alailton Negreiros, além de outras que estão em aluguel social custeados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. De lancha o senador visitou os bairros da Várzea, Olivença, Miritizal e Lagoa onde conversou com pessoas nas casas atingidas pela enchente.
“Estou fazendo esta visita como senador da República para verificar de perto a situação das famílias e o que poderá ser feito em Brasília para apoiar o prefeito que enfrenta outras dificuldades, além da enchente e também reafirmar que estou à disposição meu compromisso como governador a partir do dia 1º de janeiro”, disse o senador que na visita estava acompanhado do prefeito Ilderlei Cordeiro, do comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão BM Rômulo Barros, do coordenador da Defesa Civil, Tenente BM Lima, vereadores e outras autoridades.
Ao destacar a transição o senador Gladson Cameli destacou ainda que em sua gestão como governador vai trabalhar para todos. “Estou dizendo ao prefeito Ilderlei para ele ter paciência que a partir de 1º de Janeiro vamos unir nossos forças, Estado e Prefeitura, porque sei o sacrifício e a batalha que ele tem tido nesses dois primeiros anos e vou governador para todos independente de partidos ”, disse ao anunciar que está trabalhando na transição par enxugar a máquina pública para economizar, acabar com o cabide de emprego e garantir condições melhores o trabalho das polícias, da saúde e as outras áreas.
“Os balanços que o Tribunal de Contas me repassou mostram números os piores possíveis, isto não é culpa de governo, mas da atual situação que passam os Estados do país e tenho constatado isso na conversa com os demais governadores. Todos estão fazendo um trabalho de enxugar a máquina”, avaliou. O governador eleito confirmou que em sua gestão realizará novos concursos públicos efetivos, além de
convocar as pessoas que estão aprovadas nos concursos das polícias Civil e Militar e aguardam nomeação”, afirmou.
Ainda sobre concursos públicos para a Educação Gladson Cameli destacou que inicialmente serão contratados professores provisórios, mas em seguida realizados concursos para professor. “Minha intenção é acabar com cargo provisório para professor que deve ser tratado com mais respeito porque é ele quem ensina os nossos filhos”, disse ao ressaltar que manteve contato com membros do Ministério Público do Estado (MPE) para apoiar o trabalho da escola de música que deverá ser ampliado numa parceria com o Teatro dos Náuas.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Capitão BM Rômulo Barros, ressaltou que a expectativa é de uma estabilização das águas do Rio Juruá no município e também no Alto Juruá devido à ausência de precipitação nas cabeceiras dos rios Môa e Paraná dos Mouras que tem influência na elevação ou decréscimo do nível das águas. “Isso nos traz uma certa tranquilidade, junto com a Defesa Civil Estadual e municipal está sendo garantido uma assistência as famílias afetadas que estão sendo retiradas e levadas para local seguro e aluguel social”, disse.
O prefeito Ilderlei Cordeiro acompanhou o senador e Gladson Cameli na visita aos ribeirinhos e ao agradecer a preocupação do governador eleito com a situação da enchente do Rio Juruá e com as famílias destacou que a Prefeitura junto com parceiros do governo estadual e federal tem mobilizado equipes coordenadas pela Defesa Civil municipal e todas as secretarias para acompanhar diariamente a elevação das águas para garantir ajuda as famílias atingidas que precisam do apoio do município para superar as dificuldades.
“É um momento delicado, já temos oito famílias atingidas que estão no Ginásio Alailton Negreiros e pela manhã o pedido de socorro de mais três, além de outras em aluguel social. Esperamos que as águas estabilizem para diminuir os riscos, o desconforto e prejuízos aos bens das famílias que podem ser molhados e perdidos. Graças a Deus nossa equipe está pronta junto com o Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército e aos governos Estadual e Federal que tem manifestado solidariedade para que possamos atender da melhor maneira aqueles que estão precisando”, disse.
Por: Elson Costa