Cruzeiro do Sul, AC, 20 de abril de 2025 08:57

Sena Madureira recebe curso de Reanimação Neonatal e novo equipamento para realização do Teste do Olhinho

Compartilhe

Por

Com o objetivo de qualificar o atendimento ao recém-nascido em situações de emergência, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Rede Alyne, promoveu neste fim de semana, 11 e 12 de abril, o Curso de Reanimação Neonatal do Recém-nascido maior ou menor de 34 semanas em Sena Madureira, no Hospital João Câncio Fernandes. A iniciativa contou com o apoio da Sociedade Acreana de Pediatria (SAP) e com a entrega de um oftalmoscópio, equipamento essencial para a realização do Teste do Olhinho.

No total, 18 profissionais participaram do curso. Foto: cedida

A capacitação foi voltada para enfermeiros e outros profissionais da saúde que atuam diretamente no parto e nascimento, e segue as mais recentes diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), baseadas em evidências científicas. O foco principal do curso foi o atendimento imediato nos primeiros 60 segundos de vida do bebê — período conhecido como Golden Minute —, considerado determinante para a redução da morbidade e mortalidade neonatal.

“Durante os dois dias de formação, os participantes foram treinados para identificação de recém-nascidos em risco, condutas imediatas, passos iniciais da reanimação, ventilação com pressão positiva, massagem cardíaca, administração de medicamentos e reanimação avançada em casos críticos. O curso contou com simulações realísticas e foi conduzido por instrutores experientes”, informou Diego Moura, gerente de enfermagem do hospital.

Entre aulas teóricas e práticas, o curso teve duração de 2 dias em Sena Madureira. Foto: cedida

Na mesma ocasião, a equipe técnica da Sesacre realizou uma capacitação específica sobre o teste do reflexo vermelho (popularmente conhecido como “teste do olhinho”), essencial para o diagnóstico precoce de doenças oculares em recém-nascidos. Para fortalecer a realização desse exame na rede pública, foi entregue ao Hospital João Câncio Fernandes um oftalmoscópio, equipamento fundamental para a aplicação do teste de forma adequada e segura.

O oftalmoscópio vai auxiliar nos testes para identificação de problemas oculares logo ao nascer. Foto: Maiara Alecrim

Para a coordenadora do curso, a médica pediatra Ana Isabel Monteiro, descentralizar a oferta desse tipo de formação é uma estratégia importante para alcançar regiões mais distantes da capital, e, por esse motivo, o curso será ofertado em outros municípios do estado nos próximos dias.

“Levar essa capacitação aos municípios do interior, descentralizando e desburocratizando o sistema, é um exemplo do nosso esforço em garantir equidade no atendimento. Todos os profissionais da rede precisam ter acesso às mesmas ferramentas e conhecimentos. O resultado vira com a valorização da vida e a redução dos riscos de mortalidade neonatal”, completou.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress