Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 08:33

Semulher promove palestra sobre a importância da equidade de gênero e raça nas instituições públicas

Compartilhe

Por

Por Rosely Cabral (estagiária)

 

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu uma palestra para os organismos de políticas para mulheres (OPMs), a fim de dialogar sobre “A importância da equidade de gênero e raça para as instituições públicas”. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 13, de forma online, com a participação das gestoras dos OPMs dos 22 municípios.

Semulher promoveu uma palestra para os organismos de políticas para mulheres. Foto: Rosely Cabral/Semulher

A palestra, realizada para os OPMs, abordou a importância de fortalecer a justiça social e a representatividade democrática, discutindo os conceitos básicos de equidade, estabelecendo a diferença entre equidade e igualdade, e a relevância de ressaltar e diferenciar essas pautas e levantar esse debate dentro de instituições públicas do Estado.

O evento abordou a importância de fortalecer a justiça social e a representatividade democrática. Foto: Rosely Cabral/Semulher

Foram abordados tópicos-chave como o panorama histórico e social, desafios para a implementação da equidade e seu impacto nas instituições, com o objetivo de promover a compreensão das barreiras culturais e estruturais que se estendem às instituições públicas, dificultando a diversidade de gênero e raça.

“Aprendi muito com a palestra, gostei muito da temática. É de grande relevância para o trabalho com as mulheres, para oportunizá-las”, relatou uma das participantes presentes no evento, gestora do OPM de Rodrigues Alves, Elizabete dos Santos Souza.

A palestra foi realizada nesta quarta-feira, 13, de forma online, com a participação das gestoras dos OPMs dos 22 municípios. Foto: Rosely Cabral/Semulher

A palestrante Paula Luane Braga, servidora da Divisão de Diversidade Étnico-Racial, ressaltou que o evento foi pensado “para proporcionar um momento de aprendizagem, reflexão e empoderamento para as mulheres, estimulando uma troca efetiva e uma escuta atenta sobre como cada instituição pode contribuir para fortalecê-las”.

Fonte agencia.ac.gov.br