Por Rebeca Martins
A Secretaria da Mulher do Acre (Semulher), em alusão à Quinzena da Mulher Negra, comemorada neste mês de julho, promoveu um ciclo terapêutico para propiciar momentos de reflexão e escuta sobre bem-viver a mulheres da comunidade e dos Núcleos da Associação das Mulheres Negras (AMN). O evento foi realizado na sede da Semulher, na manhã desta quinta-feira, 18, em Rio Branco.
O lançamento da programação da Quinzena da Mulher Negra foi realizado em Assis Brasil, na última terça-feira, 16, com o seminário “Tecendo juntas: troca de saberes entre mulheres negras e indígenas”. Até o fim do mês, a Semulher e instituições parceiras realizam uma série de atividades voltadas, principalmente, às mulheres negras e outras pluralidades femininas.
Ainda em Rio Branco, o ciclo terapêutico também será realizado na sexta-feira, 19, na Associação de Mulheres Negras do bairro Novo Horizonte, às 9h, e na AMN do bairro São Francisco, sábado, 20, às 14h. Os encontros acolhem mulheres transexuais e travestis e filiadas do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Acre.
“Durante 400 anos, a população negra e minorias foram escravizadas, diminuídas. Hoje temos a consequência disso e infelizmente não podemos mudar essa realidade do dia para a noite. Em contrapartida, esses ciclos terapêuticos que trazemos são um dos resultados do trabalho do nosso governo. Pretendemos dar continuidade ao projeto, para beneficiar as mulheres pretas, mulheres trans e travestis também. Só temos a agradecer ao governador Gladson Cameli, pela criação da pasta e por nos dar a oportunidade de articular essas políticas públicas”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.
A presidente da Associação de Mulheres Negras (AMN), Almerinda Cunha, agradeceu pela oportunidade e ressaltou a importância da Secretaria da Mulher para a promoção de políticas públicas voltadas especificamente para esse público. “Queria agradecer à Márdhia por esse trabalho e também à Silvânia, uma mulher negra, chefe do departamento que cuida das mulheres negras. A representatividade que vemos é linda, nas postagens, nos leques e materiais, isso pode não parecer importante, mas é”, disse.
Também estiveram presentes o titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto; o secretário adjunto de Governo, Márcio Pereira; a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Costa; a procuradora do Estado do Acre Neyarla Barros e a representante do Ministério Público do Acre (MPAC), Michely Gomes.