Por Anne Nascimento
Em mais uma ação do Programa Mulheres da Amazônia – iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) -, a equipe da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) participou, na última semana, na Escola de Ensino Médio de Marechal Thaumaturgo, do Projeto Educação para a Prevenção, desenvolvido pela técnica da Secretaria de Estado de Educação (SEE), professora Aline Brandão. A ideia era promover a conscientização dos gestores públicos quanto à gravidez na adolescência.
Além disso, foi realizado também o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município, principalmente na Rede de Atendimento à Mulher.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ações desta natureza são de suma importância – em especial quando realizada em municípios de difícil acesso. “É uma ação que busca promover uma gestão transversal, na qual todo o Poder Executivo assume a responsabilidade pelas políticas públicas para as mulheres de forma integrada”, explicou.
Joelda Pais, chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Semulher, explicou que a pasta atuou conscientizando os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) quanto ao enfrentamento à violência contra a mulher.
“Esta ação converge com o Programa Mulheres da Amazônia, que, além do trabalho com adolescentes, realizou a formação de servidores públicos da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência, Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, na Câmara de Vereadores”, reforçou Joelda Pais.
Fortalecimento
Segundo Neuda Muniz, chefe do Departamento de Fortalecimento Institucional de Ações Temáticas e Participação Política da Semulher, o Programa Mulheres da Amazônia visa fortalecer a rede de atendimento, estabelecendo fluxos de serviços que englobam os setores da segurança, justiça e atendimento.
“Também se destaca o fortalecimento do controle social, por meio do enfoque nos direitos das mulheres e a valorização da gestão institucional para implementar políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios”, reiterou, acrescentando ser de fundamental importância fortalecer essas políticas: “isso permite aos municípios o preparo no atendimento às demandas de assistência às mulheres, tanto no âmbito do atendimento, como na implementação das políticas públicas específicas para elas”.
No próximo dia 7 de novembro, a equipe fará a última visita ao interior do estado, nesta etapa, em Santa Rosa do Purus.
Mulheres da Amazônia
O programa de extensão Mulheres da Amazônia promove educação popular pela extensão universitária, com oficinas de capacitação para conselhos municipais de direitos da mulher, OPMs e redes de apoio a mulheres em situação de violência nos 22 municípios acreanos. Este programa é coordenado pela produtora cultural e pesquisadora da Ufac, Dra. Fabiana Chaves.
Fonte agencia.ac.gov.br