Em Cruzeiro do Sul, o Hemonúcleo se prepara para a “Semana do Doador de Sangue”, que acontecerá de 25 a 29 de novembro. A ação tem como objetivo agradecer aos doadores e atrair novos voluntários para a doação de sangue. Doar sangue é considerado um ato de solidariedade e é essencial para a manutenção da saúde pública.
O assistente social do Hemonúcleo, Jean Carlos Barbosa, contou que a programação inclui diversos serviços para os doadores, como atendimentos com nutricionista, psicólogo, massoterapeuta, enfermeiros, vacinas e dentistas. Assim, a programação é uma maneira de reforçar a importância da doação, e proporcionar um momento de acolhimento e agradecimento aos que já contribuem.
Durante a Semana do Doador, o atendimento será estendido no dia 25, das 7h às 12h e da parte na tarde, e de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Para se tornar um doador basta ter um coração generoso, trazer um documento com foto e estar bem alimentado, pois não é necessário estar em jejum.
Hoje, o estoque de sangue do hemonúcleo está em nível regular, mas é necessário aumentar as doações para atender à demanda crescente. A instituição apela para os doadores de todos os tipos sanguíneos, com ênfase nos negativos, especialmente o tipo O negativo, considerado doador universal.
O tipo sanguíneo O negativo é considerado o doador universal, pois pode doar para qualquer tipo sanguíneo. Enquanto o tipo sanguíneo A pode doar para pessoas com tipo sanguíneo A ou AB. A pessoa que possui o sangue B pode doar para pessoas com sangue B ou AB. E pessoas com o tipo sanguíneo AB podem doar apenas para pessoas com sangue AB, ou seja, a pessoa com o tipo sanguíneo AB recebe de todos os outros mas só doa para um.
A mobilização do Hemonúcleo visa não apenas garantir o estoque de sangue, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação, e agradecer as pessoas que já contribuem constantemente com a doação.
Fonte Jurua24horas