Por Larissa Costa
Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente e o planeta terra, as equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram atividades lúdicas com os estudantes de Tarauacá em alusão ao Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado nesta segunda-feira, 22.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou a importância de educar as crianças para um futuro melhor: “Por meio das nossas atividades da educação ambiental, aprendemos juntos como cuidar do nosso rico bioma e de todos os seus recursos naturais. São vozes do futuro pautando o presente sobre a importância do meio ambiente. As crianças agregam conhecimento e levam para casa, em um processo continuado de sensibilização”.
A atividade, criação de uma carta para a terra por meio de desenhos e textos, ocorreu durante o Circuito Ambiental, realizado no município de Tarauacá entre os dias 15 e 19 de abril. As ações continuam em todo o estado durante este ano.
O coordenador da Educação Ambiental da Sema, João Raphael Gomes, falou sobre a atividade: “Em comemoração ao Dia Mundial da Terra, as crianças de Tarauacá foram convidadas a expressar seus sentimentos e aprendizados por meio de cartas dedicadas à terra. Sob a orientação das equipes de educação ambiental da Sema e do Imac, elas mostraram em desenhos o interesse pela natureza e compartilharam ideias inspiradoras, demonstrando comprometimento e criatividade”.
As equipes da Educação Ambiental estiveram nas escolas municipais Almirante Barroso, Professor José Augusto de Araújo e Adelmar de Oliveira, em Tarauacá.
A mãe do João Miguel Lima, Cássia Lima, declarou que essas atividades são relevantes para o futuro das crianças. “É bom para o futuro deles, estar por dentro desses assuntos de meio ambiente e ajudar a natureza”.
Durante o Circuito Ambiental, temas como as cheias dos rios, os impactos da seca extrema e as políticas ambientais existentes para atenuar os efeitos climáticos foram difundidos. E, além da carta para terra, o filme Verde, disponível no Youtube, que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde foi exibido.
A avó da Elis Vitória, Maria de Jesus Gomes, ressaltou a importância de a neta aprender sobre o meio ambiente com os amigos da escola. “Hoje em dia a gente tá vendo o calor muito grande, as alagações terríveis, as plantas e os animais morrendo, tudo por falta de floresta, porque as pessoas estão desmatando demais. Então, é maravilhoso que eles aprendam desde criança que nós precisamos das florestas em pé para poder ter um futuro”, afirmou.
Dia Internacional da Mãe Terra
A data, que tem como finalidade promover a conscientização para a conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente, foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) incorporou a data no seu calendário, como o Dia Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra.
Toda a população pode ajudar a conter o aquecimento da atmosfera da terra. Entre as ações sugeridas pelas Nações Unidas para fazer a diferença estão: economizar energia em casa; caminhar, usar bicicleta ou transporte público; comer mais vegetais; evitar o desperdício de alimentos; repensar, reduzir, reusar, reparar e reciclar: colocar em prática os 5 ‘R’ do conceito de resíduo zero; escolher produtos ecologicamente corretos; fazer parte de campanhas pelo meio ambiente e natureza.
Fonte agencia.ac.gov.br