Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 16:16

Sejusp participa do Curso de Operações de Divisas em Goiânia

Compartilhe

Por  Ila Verus

Visando à qualificação dos operadores de segurança pública, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), participou do Curso de Operações de Divisas (COD) no período de 8 de maio a 10 de agosto, em Goiânia.

Curso de Operações de Divisas (COD) realizado no período de 8 de maio a 10 de agosto, em Goiânia. Foto: Ascom Sejusp

O curso, ministrado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, durou mais de 90 dias, totalizando 900 horas de instruções, com intensa rotina de curso e treinamento pesado, com abordagem na parte de inteligência e obtenção de rotas voltadas para as divisas de estado.

A formação intensiva contou com a representação acreana do 3º sargento da Polícia Militar, José Cleiton da Silva Souza, que destacou a importância de trazer para o Acre uma qualificação diferenciada: “Para mim é uma satisfação, sensação de dever cumprido, ter ido, me dedicado ao curso para trazer mais capacitação ao meu estado”.

Sargento da Polícia Militar do Acre, José Cleiton da Silva Souza. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O COD é uma tropa especializada que integra a Polícia Militar com focos nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo nas divisas do estado de Goiás, combatendo o tráfico de armas e drogas.

O curso contou com 40 alunos, porém apenas 27 se formaram. Foto: Ascom Sejusp

O coordenador do Gefron, Cleudo dos Santos Maciel, explica que a especialização do COD é para cooperar em divisas, sendo o mesmo fundamento do Gefron na atuação de crimes fronteiriços: “O Acre tem uma especificidade, que é a fronteira e a divisa. Ao contrário do estado de Goiás, que somente tem divisa com outros estados, o Acre tem divisa com Amazonas e Rondônia e fronteira com o Peru e a Bolívia”.

Coordenador do Gefron, Cleudo dos Santos Maciel. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O curso começou com 40 alunos, porém apenas 27 se formaram, sendo um do Acre, dois do Mato Grosso, dois policias rodoviários federais (PRF), dois do Tocantins, sete de outros estados, e os outros 13 restantes de Goiás.

A solenidade para reconhecimento do efetivo contou com homenagens, com entrega de troféus na cerimônia de oficialização para os primeiros colocados da nona formação de divisas.