Cruzeiro do Sul, AC, 26 de abril de 2025 22:39

Segurança realiza ações preventivas e ostensivas na região do Segundo Distrito de Rio Branco

Compartilhe

Por

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza ações ostensivas e preventivas no conjunto habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. As ações têm sido executadas de forma contínua e foram intensificadas nesta quarta-feira, 23.

Segurança Pública intensifica ações preventivas e ostensivas, em combate à criminalidade na Cidade do Povo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Essas iniciativas são fundamentais para que tenhamos uma sociedade com mais segurança. Nosso principal objetivo é o combate à criminalidade”, destaca o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia.

Secretário José Américo Gaia reafirma compromisso de levar segurança para a população. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Com barreiras montadas em pontos estratégicos do bairro, dezenas de militares fizeram fiscalização de veículos que circulavam pela região. O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, frisa a importância de serem realizadas ações rotineiras dessa natureza em todas as regiões da cidade.

Diretor operacional da Sejusp, Atahaulpa Ribera afirma que ações criam vínculos de confiança entre as forças e a comunidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“As operações vão além do enfrentamento à criminalidade. Elas fortalecem o vínculo entre o poder público e a comunidade, criando um ambiente mais seguro, participativo e acolhedor para todos”, explica.

As ações preventivas contemplam a comunidade com treino de funcional, promovido pela Polícia Militar, aulas de dança e de capoeira, por meio de uma parceria com o programa Acre pela Vida, desenvolvido pela Sejusp. Para José Gladson da Silva, que participa ativamente da capoeira, o projeto tem sido fundamental para a juventude da Cidade do Povo.

José Gladson da Silva, aluno da capoeira: “Um novo caminho, com dignidade e esperança”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“A capoeira tem sido um instrumento poderoso de transformação social aqui na comunidade. Mais do que uma atividade física, ela representa disciplina, cultura, respeito e oportunidade. Muitos jovens que participam do projeto encontram na capoeira um caminho diferente, longe da criminalidade e das influências negativas. Já estamos há três anos com o grupo Axé Capoeira atuando aqui e, nesse tempo, temos visto talentos surgirem, jovens se dedicando com entusiasmo e sonhando com um futuro melhor. Esse projeto, assim como outros de dança e esportes, é fundamental para mostrar que existem alternativas, que é possível construir um novo caminho, com dignidade e esperança”, analisa José Gladson.

Morador da Cidade do Povo, José Ribamar reconhece que ações trazem impacto positivo para conjunto habitacional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

As ações desenvolvidas pela Sejusp na Cidade do Povo têm sido vistas de forma positiva pelos integrantes da comunidade, que percebem uma mudança significativa na rotina do bairro. O patrulhamento ostensivo e as iniciativas de prevenção têm contribuído para a redução da criminalidade e fortalecido o sentimento de segurança na comunidade.

“Para mim, essa patrulha é de grande importância. Pelo menos estão combatendo as coisas ruins que acontecem aqui. A situação era horrível, mas agora já dá pra sentir uma melhora. Só espero que todos tomem consciência e valorizem isso que está sendo feito”, afirma o morador José Ribamar Ribeiro.

plugins premium WordPress