Por Aline Vitória
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza ações ostensivas e preventivas no conjunto habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. As ações têm sido executadas de forma contínua e foram intensificadas nesta quarta-feira, 23.

“Essas iniciativas são fundamentais para que tenhamos uma sociedade com mais segurança. Nosso principal objetivo é o combate à criminalidade”, destaca o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia.

Com barreiras montadas em pontos estratégicos do bairro, dezenas de militares fizeram fiscalização de veículos que circulavam pela região. O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, frisa a importância de serem realizadas ações rotineiras dessa natureza em todas as regiões da cidade.

“As operações vão além do enfrentamento à criminalidade. Elas fortalecem o vínculo entre o poder público e a comunidade, criando um ambiente mais seguro, participativo e acolhedor para todos”, explica.
As ações preventivas contemplam a comunidade com treino de funcional, promovido pela Polícia Militar, aulas de dança e de capoeira, por meio de uma parceria com o programa Acre pela Vida, desenvolvido pela Sejusp. Para José Gladson da Silva, que participa ativamente da capoeira, o projeto tem sido fundamental para a juventude da Cidade do Povo.

“A capoeira tem sido um instrumento poderoso de transformação social aqui na comunidade. Mais do que uma atividade física, ela representa disciplina, cultura, respeito e oportunidade. Muitos jovens que participam do projeto encontram na capoeira um caminho diferente, longe da criminalidade e das influências negativas. Já estamos há três anos com o grupo Axé Capoeira atuando aqui e, nesse tempo, temos visto talentos surgirem, jovens se dedicando com entusiasmo e sonhando com um futuro melhor. Esse projeto, assim como outros de dança e esportes, é fundamental para mostrar que existem alternativas, que é possível construir um novo caminho, com dignidade e esperança”, analisa José Gladson.

As ações desenvolvidas pela Sejusp na Cidade do Povo têm sido vistas de forma positiva pelos integrantes da comunidade, que percebem uma mudança significativa na rotina do bairro. O patrulhamento ostensivo e as iniciativas de prevenção têm contribuído para a redução da criminalidade e fortalecido o sentimento de segurança na comunidade.
“Para mim, essa patrulha é de grande importância. Pelo menos estão combatendo as coisas ruins que acontecem aqui. A situação era horrível, mas agora já dá pra sentir uma melhora. Só espero que todos tomem consciência e valorizem isso que está sendo feito”, afirma o morador José Ribamar Ribeiro.
Fonte agencia.ac.gov.br