Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 14:20

Segurança Pública visita Base de Inteligência do Alto Acre

Compartilhe

Por  Ila Verus

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realizou nesta quinta-feira, 4, uma visita técnica à Base de Inteligência do Alto Acre, em Epitaciolândia. A visitação foi efetuada em meio a atividades do 3º Encontro de Luta contra Crimes na Fronteira, que está sendo realizado em Cobija, na Bolívia.

Segurança Pública visitou Base de Inteligência do Alto Acre nesta quinta-feira, 4. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A visita, que contou com a presença dos secretários de Segurança dos estados de Rondônia e Mato Grosso, teve como objetivo apresentar as boas práticas e as tecnologias de videomonitoramento da Sejusp.

A visita contou com a presença dos secretários de Segurança dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), Cleudo Maciel, explicou que a base em Epitaciolândia é resultado de parceria entre o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o Ministério Público do Acre (MPAC) e o Poder Judiciário. “A Secretaria de Segurança apresentou um projeto à Central de Penas Alternativas da Comarca, e o Judiciário aprovou e disponibilizou o recurso para ser executado no videomonitoramento da cidade”, relatou.

A promotora de Justiça do Ministério Público de Brasileia, Pauliane Mezabarba, destaca que a iniciativa do MP tinha como objetivo oferecer melhor resposta à sociedade: “O pessoal da inteligência conseguiu identificar, pelas câmeras de segurança, os últimos crimes de furto e, com isso, conseguimos um resultado melhor durante a instrução, porque tudo o que é feito por parte da Polícia reflete no nosso trabalho”.

Promotora de Justiça Pauliane Mezabarba conversa com coordenador do Gefron, Cleudo Maciel, e  juiz de direito Clovis Lodi. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“O Núcleo de Inteligência integra diversos equipamentos de monitoramento, câmeras e outros sistemas de inteligência que o Estado dispõe; assim a gente faz o acompanhamento em tempo real, com acesso ao 190, bombeiros, com verificação pelas câmeras”, informou o chefe da unidade, Erodilson Souza.