Por Ana Paula Xavier
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) promoveu uma caminhada pela paz na Cidade do Povo, na manhã desta sexta-feira, 23, em comemoração ao 11º aniversário do bairro. A ação, marcada por um clima de união e esperança, reuniu cerca de 300 pessoas, entre estudantes, voluntários, organizações religiosas, representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e de outras secretarias estaduais.

A caminhada percorreu aproximadamente 2 quilômetros em uma hora e contou com a presença ativa de alunos das escolas Márcio Bestene Koury, Frei Heitor, Frei André e Raimunda Silva Pará. A ação reforça o compromisso da Sejusp com a promoção da paz, a cidadania e a integração social na região.

Durante o evento, o secretário adjunto de segurança pública, Evandro Bezerra, destacou a importância da presença constante do Estado na Cidade do Povo, dizendo que essa é a confirmação de que o governo do Estado nunca saiu do local. “Foram várias secretarias que estiveram aqui hoje, mas, em especial, a Secretaria de Segurança Pública, que realiza o combate direto. Recentemente, estivemos aqui com uma ação de repressão, e essa é uma ação qualificada de prevenção. É uma comemoração do aniversário do bairro, mas também uma afirmação do nosso trabalho. Mostramos que não apenas combatemos o crime, mas também promovemos a paz e o amor. É isso que a sociedade precisa, e é isso que a Cidade do Povo terá da Segurança Pública,” afirmou.

O diretor operacional da Sejusp, Athaualpa Ribera, ressaltou a importância do envolvimento da juventude nas ações sociais, afirmando que são ações para que crianças e adolescentes não se envolvam com o crime. “Temos operações permanentes com o policial armado, com colete, mas também temos a prevenção. Essa participação das escolas, do Ensino Fundamental ao Médio, é para trazer o amor à Cidade do Povo, não aquele cenário de violência que às vezes se destaca. A realidade é esse espírito de confraternização entre as escolas, essa possibilidade de caminharmos nas ruas e declararmos que queremos a paz”, declarou.

Programação segue no fim de semana
As comemorações continuam nesta sexta-feira, 23, com um culto ecumênico no Centro Comunitário da Segurança Pública (Rua Sansão Pereira, s/n), às 18h. O objetivo é promover a integração religiosa e celebrar todas as formas de fé, com um momento de oração pela paz no bairro. A programação inclui:
18h – Abertura;
18h15 – Culto Ecumênico;
19h – Show gospel;
20h – Encerramento.
No sábado, 24, será realizada a festa oficial de aniversário da Cidade do Povo, com atividades culturais e comunitárias na Escola Raimunda Silva Pará (Av. Afif Arão, Setor 3, nº 1598), a partir das 8h30.
Programação de sábado (24/05):
7h30 – Chegada da equipe de apoio;
08h30 – Recepção dos convidados e da população;
9h – Cerimônia de abertura:
9h30 – Apresentações e interações culturais;
10h30 – Lanche comunitário;
11h – Encerramento com banho de mangueira promovido pelo CBMAC.
Fonte agencia.ac.gov.br