Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 18:37

Segurança Pública realiza segunda fase da operação Off the Rails no Segundo Distrito de Rio Branco

Compartilhe

Por

Levando segurança para os bairros de Rio Branco nas primeiras horas da manhã, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e em parceria com a Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira, 4, a segunda fase da Operação Off the Rails, na região do Segundo Distrito.

Segurança Pública realiza segunda fase da Operação Off the Rails na região do Segundo Distrito. Foto: Ascom/Sejusp

A operação, demandada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), visa ao aprofundamento de investigações e coleta de evidências quanto a membros de organizações criminosas locais e cumpriu dez mandados de busca e apreensão.

A expressão inglesa “off the rails” significa “fora dos trilhos”, remetendo à desarticulação, parada e enfrentamento à facção criminosa local. Em 2022, em sua primeira fase, a operação cumpriu 22 mandados no interior do Acre e no Tocantins.

O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destacou que “o Sisp [Sistema Integrado de Segurança Pública], composto por todas as forças policiais, trabalha incessantemente, dia e noite, para garantir o direito de ir e vir de cada cidadão, e essa operação de cumprimento de mandado do MPAC é uma resposta do Estado ao compromisso com a segurança de toda a população”.

Operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão no Segundo Distrito de Rio Branco. Foto: Ascom/Sejusp

A diretora operacional da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, explica que durante a ação, foi descoberta uma conexão de organizações locais com criminosos da região Centro-Oeste do país, que forneciam maconha para a Região Norte, em troca do envio de cocaína. Complementa dizendo que esta é uma ação pontual da Polícia Militar, que já vem trabalhando de forma preventiva no Estado.

“A Polícia Militar realiza um trabalho preventivo em todo o estado do Acre por meio da coordenadoria de Polícia Comunitária, bem como os batalhões diários, mas em especial na área do Segundo Distrito temos feito um trabalho intenso relacionado à prevenção. No entanto, é necessário combatermos com ações mais pontuais, como foi a operação de hoje, que em conjunto com o Gaeco do Ministério Público e a Polícia Militar deram o cumprimento de mandados de busca e apreensão visando desarticular o planejamento e as ações de determinada organização criminosa. No intuito de combater na raiz do problema a questão do tráfico e das organizações criminosas”, informa.

Fonte agencia.ac.gov.br