Cruzeiro do Sul, AC, 28 de novembro de 2024 16:41

Segurança Pública participa de sessão na Assembleia Legislativa do Acre

Compartilhe

Por  Ila Verus

O coordenador do Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), coronel Atahualpa Batista Ribera, participou, na manhã desta terça-feira, 12, da sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O programa da Segurança tem como objetivo levar cidadania por meio de atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes das comunidades com vulnerabilidade social.

Sejusp participa de sessão na Assembleia Legislativa do Acre, na manhã desta terça-feira, 12. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Na Aleac, foram apresentadas as principais ações do Acre pela Vida, que só em 2023 entregou mais de 500 materiais esportivos para escolinhas de futebol e de artes marciais, atendendo aproximadamente 2 mil pessoas.  Este ano o programa foi pela primeira vez a um município acreano, Brasileia, onde ofereceu muitos serviços, atividades culturais, além de entrega de materiais.

Acre pela Vida somente em 2023 entregou mais de 500 materiais esportivos para escolinhas de futebol e de artes marciais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Além de Brasileia, as ações também ocorreram nos municípios de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, com a entrega de fardamento e materiais esportivos do projeto Seja um Adolescente de Trinfo.

O coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que a Secretaria de Segurança, por meio do programa, tem trabalhado nas políticas públicas de segurança, de forma preventiva, buscando alternativas de integrar a segurança e a comunidade e, desde 2019, a Sejusp vem atuando em três níveis de prevenção.

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Atuamos em três situações: a primária, onde não queremos que a criança ou o adolescente se envolva; na prevenção secundária, onde temos o policiamento, ações realizadas antes do crime acontecer, colocadas de forma ostensivas; e, por fim, o sistema de repreensão, que é o que todos estamos acostumados”, disse.

Esta foi uma oportunidade de apresentar ao parlamento acreano as atividades preventivas desenvolvidas pelo programa para a formação de cidadãos mais conscientes.

Fonte agencia.ac.gov.br