Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 12:48

Segurança Pública encerra Operação Adsumus 2 e intensifica combate a crimes em regiões isoladas do Acre

Compartilhe

Por

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) encerrou, nesta sexta-feira, 8, a Operação Adsumus 2 nos municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão, localizados na microrregião de Tarauacá-Envira. A operação teve como objetivo intensificar ações preventivas e repressivas no combate à criminalidade.

Com duração de oito dias e estratégias operacionais de patrulhamento urbano e rural, a ação contou com o empenho das forças operacionais do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e forças de segurança locais (Polícia Militar e Polícia Civil).

Operação teve como objetivo intensificar ações preventivas e repressivas no combate à criminalidade. Foto: Ascom/Sejusp

As forças operacionais atuaram de forma integrada, estratégica e especializada em ambientes diversos, incluindo ruas, vielas, trapiches, becos, florestas, comunidades ribeirinhas e rios da região. Na ocasião foram realizados quatro mandados de busca e apreensão.

O secretário adjunto de Segurança, Evandro Bezerra, afirma que a ação é uma resposta das forças de segurança à situação de crise na região. “Cabe ratificar aqui e deixar claro que a Segurança Pública está atenta; a gestão tem encaminhado suporte operacional para as equipes policiais da região, com objetivo de combater criminosos”, destacou.

Secretário adjunto de Segurança, Evandro Bezerra afirma que ação é resposta das forças de segurança a crise na região. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos, informou que houve reivindicação da comunidade em função de ataques piratas na região. “A comunidade de Jordão reivindicou apoio, devido a ataques de ‘piratas’ a embarcações que transportavam mercadorias para a região, com relatos de roubos ao longo do trajeto. Em resposta, a prefeitura e lideranças locais entraram em contato com a Secretaria de Segurança Pública, que enviou equipes de inteligência para levantamento de informações e, em seguida, realizou uma intervenção intensiva no local”, completou.

Coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos informou que houve reivindicação da comunidade em função de ataques piratas na região. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A Operação Adsumus 2 demonstrou o comprometimento do Estado em garantir a segurança e a tranquilidade da população em regiões isoladas, onde a presença das forças de segurança é fundamental para combater o avanço do crime organizado. Com o encerramento da operação, a Secretaria de Segurança Pública reafirma a continuidade de suas ações preventivas e repressivas para proteger as comunidades ribeirinhas e rurais, assegurando que novas operações e o monitoramento estratégico na região permanecerão como prioridade. A integração das forças de segurança e o apoio da comunidade são essenciais para manter a ordem e a segurança nessas áreas vulneráveis do Acre.