Por Mariana Moreira
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública realizou reunião técnica do 1º Encontro de Especialistas em Capelania, em Rio Branco nesta quarta-feira, 9.

O evento discutiu a institucionalização da Capelania como política pública na corporação e reunirá profissionais e especialistas com o objetivo de debater e estruturar a Capelania como política pública dentro da instituição.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da capelania para o efetivo “Esse evento que está acontecendo é um momento histórico que acredito que irá beneficiar o efetivo na assistência do bem-estar psicológico dos profissionais de segurança.” destacou.

Durante a reunião, foram abordados temas como o impacto da assistência espiritual no bem-estar psicológico dos profissionais de segurança, modelos de capelania já implementados em outras corporações, além de estratégias para a regulamentação dessa iniciativa no âmbito estadual.
A reunião contou com a participação de autoridades renomadas, como o General Roosevelt, a pós-doutora Marta Helena, além de inúmeros doutores, oficiais superiores e capelães de todo o Brasil. A presença desses especialistas enriquece o debate e fortalece a proposta de institucionalização da Capelania como um serviço fundamental dentro da estrutura dos Bombeiros Militares.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, Éden Santos, explicou sobre a capelania: “O serviço de capelania é essencial para o apoio emocional e espiritual dos militares, que enfrentam situações extremas e estressantes da profissão. O fortalecimento dessa área promete promover mais equilíbrio psicológico, harmonia e qualidade no desempenho da equipe, oferecendo suporte não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal”, concluiu.

A Capelania no CBMAC tem sido reconhecida como um serviço essencial de apoio espiritual e emocional para bombeiros militares, suas famílias e a comunidade em momentos de crise. O grupo de trabalho formado por especialistas busca consolidar diretrizes e regulamentações para sua efetiva implementação, garantindo um suporte humanizado aos profissionais que atuam em situações de alto estresse e risco.
Fonte agencia.ac.gov.br