Por Ana Paula Xavier
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promoveu nesta segunda-feira, 15, a aula inaugural da 10ª edição do Curso Operacional Integrado (COI) para as forças de segurança do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Cerca de 80 alunos participam do curso, que teve início nesta segunda e vai até o dia 19 de abril, com carga de 60 horas-aula. O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, destaca que a prevenção da criminalidade é o compromisso da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e essa capacitação dos profissionais demonstra esse esforço.
“Nosso principal objetivo é trabalhar a qualidade do atendimento à população em todos os municípios. Esse treinamento contínuo acontece com esse foco. Essa é a segunda turma aqui do Juruá. Fizemos esse curso em 2023 e agora estamos capacitando mais profissionais”, disse.
Coordenador-geral do COI, o coronel Vandernilson Perez, destaca que participaram das turmas representantes de todas as forças de segurança. “Os assuntos abordados nas aulas estão focados na vivência policial, técnicas de armamento, munição e tiro, sobrevivência policial e abordagem”, explica.
Coordenador-geral do COI, coronel Vandernilson Perez, destaca que participaram das turmas representantes de todas as forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp
O tenente-coronel PM Edvan Rogério, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, diz que essa é mais uma edição que a Sejusp vem trazendo para o Vale do Juruá, um curso integrado com as demais forças e que, além de fortalecer o treinamento para garantir a segurança das equipes e a segurança da população, traz também esse fortalecimento de integração com as demais forças.
“Então, é muito positivo para todos nós e para a região, para a segurança do Vale do Juruá. A capacitação é importante. Inclusive, como eu falei na abertura, nós precisamos desse treinamento continuado. O ideal é que façamos ele anualmente. Por vezes, por conta da logística, nós demoramos mais que um ano para fazer e esse curso integrado vem para fortalecer isso, para que nós possamos trazer esse treinamento que garante um operador eficiente, trazendo segurança tanto para sua equipe quanto para a sociedade”, falou.