Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 00:09

Segurança amplia sistema de monitoramento eletrônico no Juruá

Compartilhe

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ampliou o sistema de monitoramento eletrônico implantado em Cruzeiro do Sul. Oito novos equipamentos foram instalados, alcançando o total de 36 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Segurança amplia sistema de monitoramento eletrônico no Juruá. Foto: Dharcules Pinheiro/ Sejusp

Para o secretário de segurança, coronel José Américo Gaia, essas tecnologias têm demonstrado grande eficiência e contribuído para diminuição no número de delitos. “Ao todo, o sistema de monitoramento de Cruzeiro do Sul conta com 36 câmeras espalhadas pela cidade, isso facilita nosso trabalho enquanto segurança pública, pois, muitas vezes, quando um atendente do 190 recebe uma chamada de ocorrência, é possível acompanhar em tempo real o caso, isso otimiza a atuação das forças”, disse.

Secretário de segurança, coronel José Américo Gaia, ao centro. Foto: Dharcules Pinheiro/ Sejusp

De acordo com o coordenador em exercício do Centro de Comando e Operação Estadual (CICCE), tenente da Polícia Militar Francisco Fonseca, o monitoramento vem mostrando resultados positivos para a segurança. “Foram atendidas 2.408 ocorrências no Juruá só no primeiro trimestre de 2024, sendo 1.839 ocorrências só em Cruzeiro, nesse mesmo período, o vale do Juruá apresentou 61 registros de roubo. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a região apresentou uma redução de 14% neste tipo de ocorrência. O número de furtos também apresentou uma redução de 30%”, destacou.

Número de furtos também apresentou uma redução de 30%. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A previsão é de que mais câmeras sejam instaladas até o final do segundo semestre de 2024, totalizando 40 equipamentos de câmeras speed dome, que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º, podem ser controladas de forma remota por meio da central de videomonitoramento, e que serão colocados em pontos estratégicos definitos pelos analistas criminais da Secretaria de Segurança Pública do Acre.