Cruzeiro do Sul, AC, 26 de abril de 2025 22:51

Segundo dia do Encontro de Gestores Municipais e Trade Turístico tem rodada de negócios e palestras sobre acessibilidade para o autismo no turismo

Compartilhe

Por

Com a presença de empresários do trade turístico acreano, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove palestras e rodadas de negócios durante a programação do segundo dia do Encontro Estadual de Gestores Municipais e Trade Turístico do Acre, em Rio Branco, nesta quinta-feira, 24.

Encontro reúne gestores municipais e trade turístico acreano, em Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

No início da manhã, o webinar “Acessibilidade para o autismo no turismo” foi ministrado pela consultora em Acessibilidade e Inclusão, Amanda Ribeiro, em parceria com a Incluir Treinamentos. Com a participação do público por meio de perguntas online, o webinar teve por finalidade mostrar a importância de preparar e capacitar o turismo para acolher pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias.

Palestrante Amanda Ribeiro foi a 1ª brasileira certificada como Certified Autism Travel Professional (CATP) pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES). Fotos: Bruno Moraes/Sete.

A palestrante Amanda Ribeiro é administradora, mãe do Arthur, de 8 anos, autista, e se especializou em viagens com crianças autistas. Formada em Administração de Empresas, tem especialização em Intervenção Precoce do Autismo pelo Child Behavior Institute of Miami.

“Como mãe atípica e especialista em inclusão, eu sempre digo que viajar em família só é realmente prazeroso quando todos se sentem acolhidos. Por isso, falar sobre turismo acessível para pessoas com TEA é tão importante. A capacitação dos profissionais do setor é o primeiro passo para transformar experiências que antes eram exaustivas em momentos de leveza e alegria. Quando um espaço entende às necessidades sensoriais, de comunicação e rotina de uma pessoa autista, ele se torna muito mais do que acessível — se torna humano. E é esse tipo de turismo que queremos fortalecer”, destaca Amanda.

Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Brasileia, Arlete Amaral. Foto: Bruno Moraes/Sete

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Brasileia, Arlete Amaral, destaca que a ação é de grande importância para discutir o incentivo ao turismo e auxilia na inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro. “A gestão tem corrido atrás para incluir o turismo no nosso município. As palestras foram muito produtivas. Aproveitamos várias coisas de grande importância para Brasileia. Nosso município é fronteira com Bolívia e Peru, e temos um turismo gigante. Nós temos coisas maravilhosas para serem vistas”, destaca.

Rodada de negócios

Além de gestores, o trade turístico apresentou serviços durante a rodada de negócios, que aconteceu durante a manhã. Victor Pontes, que desenvolve turismo receptivo no Acre há mais de 15 anos, ressalta que o evento é importante para interação entre o trade, município e estado. “O evento é uma novidade envolvendo os municípios. É uma oportunidade única, como operadora de receptivo do Estado, fazer esses contatos com os municípios. Parabenizo o governo do Acre, por meio da Sete, pela iniciativa do evento”, diz.

Marcelo Messias, titular da pasta, ressalta que um dos objetivos do evento é capacitar o trade turístico e a gestão dos municípios para desenvolver o turismo acreano. “Nós convidamos o trade e os gestores dos municípios para que o Ministério do Turismo pudesse ouvi-los, além de participarem de rodada de negócios e outras palestras para capacitação”, explicou.

Secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Foto: Bruno Moraes/Sete

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destaca que o intuito da iniciativa é fortalecer a participação dos municípios do Acre no Programa de Regionalização do Turismo. “Para isso, nós precisamos que os municípios atendam aos critérios e estejam com suas documentações regulares para poder fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Nós estamos com um processo eleitoral recente, com trocas de prefeitos e gestões, e por isso estamos trazendo os gestores para o treinamento na capital, diretamente do Ministério do Turismo”, explica.

Diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana. Foto: Bruno Moraes/Sete

Durante a tarde, acontecem ainda palestras voltadas para o trade turístico, reunião dos conselhos de turismo e um city tour pelo centro histórico de Rio Branco, com participação dos técnicos do Ministério do Turismo e gestores e representantes dos municípios presentes.

plugins premium WordPress