Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 19:19

Secretaria Municipal de Saúde descarta caso de Chikungunya em Cruzeiro do Sul

Compartilhe
Lucila Bruneta(Foto: Reprodução da tribuna)
Lucila Bruneta(Foto: Reprodução da tribuna)

Na manhã desta segunda-feira (23), a secretária da rede municipal de saúde, Lucila Brunetta, afirmou em coletiva que o suposto caso do vírus Chikungunya ter chegado ao Estado do Acre é falsa. O alerta foi dado neste final de semana quando uma mulher que estava viajando pelo Nordeste (local onde está sendo viralizado a doença), foi detectada com os mesmos sintomas do vírus.

 A secretária afirmou que todos os exames foram feitos e não foi diagnosticado na paciente a doença.

 “A médica liberou a paciente ainda nesta madrugada, mas o importante é destacar que nós ainda estamos muito suscetível a doença, porque a nossa infestação ainda está altíssima nas caixas d’água das pessoas. Lembrando que o mesmo mosquito que pode transmitir o Chikungunya, é o mesmo que pode transmitir a dengue”, afirmou.

 O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde pode se intensificar neste mês, já que o vírus do chikungunya pode causar grandes sequelas nas pessoas, precisando até mesmo de fisioterapia caso chegue no Estado.

 “Nós pedimos, imploramos as pessoas de Cruzeiro do Sul, que evitem deixar a larva do mosquito procriar nas casas para evitar a dengue, chikungunya e zika. Essas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito e nós queremos evitar que isso seja viral como foi no ano passado com quase 30 mil casos de dengue no município”, disse Lucilla.

Por Mona Moura da Tribuna