Um relatório enviado pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Municipal de Saúde aponta que o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 2017, apresentou o número de 2,93 de infestação, o que representa uma redução significativa em relação ao último levantamento feito em no mês de novembro de 2016, quando foi registrado 3,29 de infestação.
De acordo com a coordenadora do setor de entomologia da Secretaria Municipal de Saúde, Muana Araújo, o LIRAa é um levantamento para verificar a infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Segundo Muana, o índice satisfatório se dá em razão do trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, através da secretaria de saúde, em parceria com secretaria de obras, meio ambiente, agentes de vigilância e saúde, agentes comunitários de saúde e principalmente pela população.
“Isso significa que da amostragem tirada, que é cerca de 20% da cidade, apenas 2,93% apresentaram o desenvolvimento do mosquito nos diversos tipos de depósito, porém ainda é uma grande problemática os depósitos de água, então a gente chama a população para que tomem esse trabalho para si, pois cada um deve ser responsável pelo seu imóvel. É de suma importância a contribuição da população neste serviço”, enfatizou a coordenadora.
Entre os bairros e localidades que o levantamento foi realizado, a que apresentou maior índice do mosquito foi a Vila de Sargentos, na25 de Agosto. Já os bairros que apresentaram maior número de casos de dengue está Cruzeirinho, Remanso, Cruzeirão e Telégrafo consecutivamente. O Secretário de Saúde, Edir Clemente, explicou que o Ministério da Saúde encaminhará para o município uma ajuda de R$ 46 mil para ajudar no suporte no combate a dengue.
“Nós recebemos a boa notícia que nosso índice de infestação abaixou, consequentemente encaminhamos esses dados para sala de avaliação e controle do estado, que será reencaminhado para o Ministério da Saúde e em contrapartida o ministério repassará para o município de Cruzeiro do Sul R$46 mil reais para dar um suporte nas ações de combate ao mosquito”, explicou o secretário.
O prefeito Ilderlei Cordeiro ressaltou que os resultados são fruto do trabalho de controle e combate realizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, o recurso enviado pelo Ministério da Saúde só tem a ajudar nas ações já realizadas.
“Todo esse trabalho de combate a dengue começou ainda na gestão do ex-prefeito Vagner Sales, com as equipes da saúde e demais secretarias, e na nossa gestão não será diferente, o sinal disso é que em apenas três meses já estamos recebendo esse resultado do Ministério da Saúde de forma positiva. O gasto com a dengue é enorme, mas esse incentivo do Ministério da Saúde vem em boa hora, e vamos usar parte desses recursos para uniformizar os servidores, comprar os equipamentos de proteção individual e além de trabalhar as ações de educação em saúde em toda cidade e escolas”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Por Assessoria