Por Rebeca Martins
A Secretaria de Estado da Mulher do Acre (Semulher) participou nesta quarta-feira, 31, da abertura da programação da Expoacre Juruá e preparou um espaço instagramável dedicado à conscientização e acolhimento das mulheres, com exposição dos programas que desenvolve desde sua reimplantação. A equipe multidisciplinar da pasta esteve presente, realizando a distribuição de material informativo e abordagens educativas durante a primeira noite do evento, em Cruzeiro do Sul.
O espaço foi planejado para atrair a população durante a feira, proporcionando um momento de descontração e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para divulgar os serviços da instituição e prestar informações sobre a violência contra a mulher, bem como sobre os canais de apoio e denúncia.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, celebrou a participação ativa da população e o incentivo do governador do Estado. “Esse é um assunto de máxima relevância, deve ser tratado com urgência e seriedade. Precisamos estar em espaços como esse e promover a igualdade de gênero e defesa de direitos das mulheres em todas as oportunidades. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli, que tanto tem olhado pelas mulheres do Acre”, destacou.
“É um momento ímpar, de união, é um momento em que toda uma sociedade, um povo determinado, iniciativa privada, poder público, e poderes estão juntos em um local para expor aquilo que temos de melhor”, disse o governador durante a abertura da feira.
Jaqueline Teles, moradora de Cruzeiro do Sul, opinou sobre o evento: “Todo ano a gente já espera pela Expoacre aqui no município; é muito legal vir aqui passear e também tem muitos lugares que você pode visitar aqui dentro, como feirinhas e restaurantes; tô gostando muito”, disse.
Jaqueline também visitou o estande da Semulher e recebeu material informativo sobre tipos de violência e sobre como acionar a pasta, caso precise, bem como os canais de denúncia. “Muitas coisas dessas eu não sabia; é sempre bom nós, mulheres, ficarmos informadas sobre nossos direitos e também ajudar outras que não sabem muito sobre”, afirmou.
Fonte agencia.ac.gov.br