Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 15:49

Secretaria da Mulher atua no acolhimento às mulheres na Expoacre

Compartilhe

Por

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) atua na Expoacre em prol das meninas e mulheres e possui um estande inteiramente voltado ao acolhimento e bem-estar. Todas as noites do evento irão contar com abordagens educativas, entrega de material informativo, um espaço com as leis e programas de proteção às mulheres e a equipe multidisciplinar preparada para atender a população feminina. Além disso, também será realizada a assinatura do termo de cooperação técnica com o coletivo de mulheres Elas Fazem Acontecer.

Semulher na Expoacre. Foto: Andrey Maia/Semulher

“O nosso espaço, além de levar informações para as mulheres, vai promover um momento de descontração e acolhimento, tudo isso de forma didática. É importante levarmos nossas ações para eventos como a Expoacre, porque por meio disso, conseguimos um impacto imediato de sensibilização e conscientização para um grande número de pessoas. Nossas expectativas são as melhores”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.

A Secretaria da Mulher marca presença na Expoacre, ofertando, também, serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social. O papel de apoio e orientação às mulheres prevê, principalmente, o enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio. A finalização da campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero será no sábado, 31, convidando todos os visitantes a participarem da mobilização pelo fim da morte de mulheres em razão do gênero.

Secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, ressalta importância da presença da instituição na Expoacre. Foto: Franklin Lima/Semulher

Ao longo de todo o mês, ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e contra o feminicídio, foram realizadas em parceria com os órgãos, instituições e autoridades parceiras, além da sociedade civil. As ações da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, também foram intensificadas e desenvolvidas durante toda a campanha, na capital e nas cidades do interior do estado.

“Campanhas de conscientização são ferramentas poderosas nesse contexto. Por meio das nossas palestras, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa conseguimos educar o público sobre diferentes formas de violência, desde a física até a psicológica, patrimonial, moral e sexual, que muitas vezes passam despercebidas. Abordamos como a Lei Maria da Penha e outras legislações protegem as mulheres, reforçando a importância da denúncia e do rompimento do ciclo de violência. Agora, levaremos isso para a Expoacre”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Joelda Pais.

Em adição à feira de agronegócio como um local de empreendedorismo e inovação, ela oferece uma plataforma para o enfrentamento da violência contra a mulher, comprometida em fornecer informação, apoio e empoderamento, integrando serviços de atendimento especializado e campanhas educativas e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres.

Fonte agencia.ac.gov.br