Técnicas de poda, profundidade de cova para plantação de frutíferas, como evitar pragas no plantio, entre outras, foram ensinadas a 21 assentados do Polo Agroflorestal de Cruzeiro do Sul, nesta semana, durante capacitação promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/AC)
Marcos Pereira, chefe da unidade da Seaprof/Emater em Cruzeiro do Sul, explica que além dos agricultores, também participaram da qualificação membros das equipe técnicas da secretaria e da Associação Agroextrativista São Francisco de Assis, beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), do governo do Estado. A associação atende 138 famílias que vivem ao longo da BR-364.
“Foram três dias de orientação e repasse de técnicas de cultivo das culturas do açaí, acerola e maracujá, com aulas teóricas e práticas. Os agricultores vão aderir ao plantio consorciado de frutíferas com espécies florestais”, completou Pereira.
O coordenador do Departamento de Produção Familiar da Seaprof, Paulo Sérgio Braña, ressalta que a atividade é parte do PDSA II. Ele frisa que a qualificação permite que os agricultores tenham todas as orientações de manejo, tratos culturais e filtros sanitários para assegurar que a produção tenha boa qualidade e o consumidor adquira um bom produto.
Por Nayanne Santana
Fonte agencia.ac.gov.br