Por Arinelson Morais
Colaboração com Thaysa Azevedo
Com o objetivo de atender os pequenos produtores do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Programa REM Acre – Fase II, realizaram nesta terça-feira, 29, a entrega de equipamentos para a Associação dos Produtores Rurais Três Fronteiras. A entrega foi realizada na sede da Associação, no Assentamento Walter Arce, zona rural de Rio Branco.
A ação é um dos resultados do edital “Boas Ideias Geram Impacto” do Programa REM Acre, voltado ao tema “Produção Familiar”, que tem como objetivo melhorar a produtividade das áreas de plantio, promovendo a inclusão socioprodutiva das famílias de agricultores rurais nas cadeias de valor sustentáveis, melhorando a renda e minimizando o risco de desmatamento nas unidades beneficiadas.
Os equipamentos entregues à Associação dos Produtores Rurais Três Fronteiras irão auxiliar na produção de hortaliças dos produtores familiares. No total foram entregues 400 caixas de hortifrúti agrícola, duas máquinas debulhadoras de milho e aproximadamente mais de 500 metros de lonas, totalizando um investimento de R$ 120 mil que chegarão diretamente aos agricultores e produtores.
O presidente da Associação Três Fronteiras, Sebastião Aldeclir Freitas dos Santos, agradeceu o apoio do governo e ressalta a importância da entrega desses equipamentos para atender os associados e produtores. “Gostaria de agradecer em nome de toda a Associação Três Fronteiras ao Programa REM e à Seagri pelo apoio no fornecimento desses materiais e na implementação do projeto aqui na nossa localidade”, disse.
A coordenadora do Programa REM no âmbito da Seagri, Natália Araújo, destacou a importância do recurso chegar diretamente ao produtores. “A Associação Três Fronteiras foi uma das contempladas pelo edital ‘Boas Ideias Geram Impacto’, e eles destinaram os recursos de acordo com as suas necessidades, possibilitando que os insumos cheguem diretamente na ponta, o que beneficia as ações e atividades desenvolvidas por todos os associados”, pontuou.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Produção Familiar na Seagri, Josiclei Azevedo, tirou dúvidas sobre a prestação de contas do projeto que está em execução, possibilitando um melhor entendimento dos produtores sobre suas obrigações e a importância da transparência para que seja possível atender requisitos do edital.
Saiba mais
O Programa REM Acre – Fase II só é possível devido à implementação da Lei nº 2.308, que institui o Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa). Esta política pública já instaurada pelo nosso estado tem como objetivo promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável por meio de incentivos econômicos para atividades que preservem e recuperem os ecossistemas florestais.