Por Cássia Veras
A população mundial está envelhecendo mais rapidamente do que no passado. Mais de 8% da população tinha 65 anos ou mais em 2020 e estima-se que essa porcentagem dobre até 2050 e exceda 30% até o final do século. A Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, é a principal estratégia para construir uma sociedade para todas as idades.
Com essa temática, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta quinta-feira, 26, o 2º Seminário Estadual Integrado de Promoção a Saúde da Pessoa Idosa com Ênfase no Envelhecimento Saudável, em Rio Branco.
Participam do evento coordenadores municipais da área do idoso, a equipe do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Sesacre e representantes do Conselho Estadual do Idoso, da Defensoria e do Ministério Público do Acre (MP/AC).
“Esse seminário tem como objetivo poder trabalhar os indicadores que apontam para os aspectos que precisam ser melhorados dentro do princípio do SUS [Sistema Único de Saúde] de promoção, prevenção à saúde do idoso”, disse a coordenadora do Núcleo da Pessoa Idosa da Sesacre, Cleide Rebouças.
Uma das palestrantes do seminário é a geriatra Milagros Velazquez. A médica, que atua no estado há mais de 20 anos, explica que o envelhecimento da população mundial é um fenômeno relativamente novo, por isso as políticas de saúde para essa população ainda estão em desenvolvimento.
“A avaliação geriátrica ampla vai além de exames complementares e das doenças. Ela procura avaliar profundamente essas condições de fragilidade rastreadas na Atenção Primária à Saúde. Aqui e no mundo inteiro, ainda se estão criando políticas para cuidar do idoso”, falou.
Para a gerente da Rede de Atenção à Saúde do município de Rio Branco, Valgerlangela Souza, o seminário contribui para o aprimoramento dos fluxos de assistência à pessoa idosa. “Temos a expectativa de poder conhecer mais o que o país tem proposto para o avanço no cuidado da pessoa idosa, visto que temos observado um processo acelerado desse envelhecimento”, declarou.
Fonte agencia.ac.gov.br