Cruzeiro do Sul, AC, 28 de novembro de 2024 08:40

Saúde promove atualização em urgências urológicas para médicos da Atenção Básica e Hospitalar do Acre

Compartilhe

Por  

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo Estadual de Saúde do Homem realizou nesta quarta-feira, 11, em Rio Branco, o Curso de Atualização em Urgências Urológicas. No total, 103 profissionais médicos que atendem na Atenção Primária em Saúde e na Atenção Hospitalar do Acre participaram do evento.

Participaram 103 profissionais médicos que atuam no estado. Foto: Odair Leal/Sesacre

A palestra faz parte da programação do Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. O objetivo é incentivar a ampliação de atendimentos, de forma humanizada e mais eficiente, reduzindo os agravos à saúde do homem.

De acordo com o coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, Johnata Paiva, esse tipo de iniciativa orienta os profissionais quanto a melhor abordagem ao paciente, visto que muitos homens não se reconhecem como alvo do atendimento e têm dificuldade em verbalizar o que sentem.

Coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, Johnata Paiva. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Para propor estratégias voltadas a ampliar o acesso dos homens às unidades de saúde, é importante compreender as barreiras socioculturais e institucionais desse público. Atualmente, uma das principais estratégias é a inserção do parceiro no pré-natal, por exemplo”, disse.

O método é baseado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS), que preconiza cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; e prevenção de violências e acidentes.

Palestra faz parte da programação do Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. Foto: Odair Leal/Sesacre

As principais urgências e emergências em urologia, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para detecção do câncer de próstata e as estatísticas epidemiológicas quanto aos cânceres mais prevalentes na população masculina (pele, próstata e pênis) foram alguns dos assuntos em destaque durante o curso.