Por Assessoria de Comunicação
A prefeitura de Cruzeiro do Sul através da secretaria de saúde – SEMSA, registrou os dados epidemiológicos do município, nesta segunda-feira, 24, quanto ao números de casos de síndromes gripais, apresentando uma redução nos últimos dias.
Na última semana de maio foram notificados 754 casos, e até a última de junho o município apresentou uma redução com 459 pessoas com a doença. Os mais afetados, são crianças menores de 1 ano de idade e idosos a partir de 60 anos.
No caso de sintomas leve o primeiro contato é que a população procure as Unidades Básicas de Saúde, como reforça o chefe da Atenção Básica Lindomar Ferreira.
“No município temos 30 unidades de saúde, sendo 14 na área urbana que trabalham os dois turnos e 11 na zona rural que trabalham durante a manhã, e nesse momento temos essa preocupação principalmente em crianças e idosos que se tem os sintomas de tosse, febre e que não controla e dificuldades respiratórias. Então o primeiro contato é que tem que procurar as unidades básicas de saúde”, complementou Lindomar.
Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica Rafaela Oliveira, mesmo com o município apresentando redução os casos ainda estão em alta.
“Observamos no final de maio que tivemos o aumento do número de casos notificados, porém nas nossas últimas atualizações esse número reduziu, mas essa curva ainda está acima do que é esperado para esse período em relação ao anos anos anteriores, mesmo tendo diminuído o número de notificações”.
Cuidados de prevenção
Higienização frequente das mãos, evitar locais fechados e sem ventilação, uso de máscara, são eficientes contra os demais vírus de infecções respiratórias.