Por Cássia Veras
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou, nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, em Brasília, da 2ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários (Conass) e da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023.
O evento, que contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS), colocou em discussão os índices da cobertura vacinal em todo o país, as ações integradas à vigilância em saúde, as perspectivas para a Atenção Primária à Saúde do Futuro e o programa Mais Médicos.
Em fala na reunião da CIT, o titular da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Pedro Pascoal, destacou a importância do Mais Médicos, principalmente para as localidades mais distantes e de difícil acesso da Região Norte.
“Representando os estados do Norte, onde de fato existem os vazios assistenciais, gostaria de pontuar algumas situações. Entre elas, a qualificação dos profissionais intercambistas e não brasileiros, a importância de traçar políticas mais rigorosas quanto à fiscalização e funcionamento do programa, e o estabelecimento de uma política para fixação do profissional na localidade necessitada”, disse.
Para a secretaria adjunta assistencial da Sesacre, Ana Cristina Moraes, as discursões realizadas na CIT trarão aos estados e municípios um rumo importante para a gestão. “Pautas importantes foram conduzidas pelo Ministério da Saúde, com falas essenciais e firmes, que nos permitiram opinar e colocar nossas dificuldades regionais em discussão”, relatou.
Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges)
Ainda, na assembleia do Conass, o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual (Cieges) do SUS foi apresentado aos secretários. Com o objetivo de apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, obtendo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, o centro visa facilitar e subsidiar as tomadas de decisão.
Fonte agencia.ac.gov.br