Por Luana Lima
O neurodesenvolvimento infantil é considerado um parâmetro fundamental na observação da saúde física, mental, cognitiva e adaptativa das crianças. Para monitorar esse desenvolvimento, a Escola Estadual Plácido de Castro, em Porto Acre, sediou neste sábado, 29, a quinta edição do programa Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria de 2024.
Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em colaboração com a Prefeitura de Porto Acre, o evento teve como objetivo atender às necessidades de saúde infantil da região.
O programa contou com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em neuropediatria, pediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e serviço social, além do apoio multiprofissional do município.
A iniciativa visa proporcionar cuidados de saúde integral às crianças que necessitam de atenção especializada. Ao longo do evento, foram realizados 101 atendimentos, beneficiando 53 crianças com serviços de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.
Maria do Carmo Silva, moradora da Vila Caquetá, a 40 km da escola que sediou os atendimentos, destacou a importância desse acompanhamento especializado: “Estou muito feliz de ter conseguido atendimento para o meu neto. Sempre tivemos suspeita de que ele teria um transtorno, e com esse itinerante fomos muito bem atendidos. Agradeço às autoridades por trazerem esse Itinerante até nós, pois é muito difícil conseguirmos uma conclusão médica, especialmente pela distância da nossa localidade. Agora podemos ser atendidos mais perto de nossas casas.”
Além dos atendimentos presenciais, o programa também ofereceu encaminhamentos para exames especializados e consultas em telemedicina, garantindo um acompanhamento completo e individualizado para cada criança atendida.
“Todo o atendimento foi voltado para as consultas de retorno dos pacientes de Porto Acre. É uma preocupação da gestão que façamos este serviço nos municípios para dar comodidade aos moradores, evitando que precisem ir até a capital para acessar esses serviços médicos. Pelo menos uma vez ao ano, estamos indo aos municípios, com dois retornos,” ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Ruiz.
O secretário de Saúde do município de Porto Acre, Raimundo Gerônimo, expressou sua satisfação com os atendimentos do Saúde Itinerante: “Gostaria de agradecer todo o apoio do governo do Estado. É uma grande satisfação receber esses atendimentos e termos essa parceria, pois é a população que sai ganhando.”